Três volumes passa por leve reestilização, ganha propulsor 1.0 Firefly e câmbio CVT; preços partem de R$ 74.790
A Fiat apresentou oficialmente na quinta-feira, 28, o Cronos 2023. O sedã chega com visual renovado, ganha motor 1.0 aspirado Firefly e transmissão do tipo CVT para o propulsor 1.3. O modelo começa a ser vendido na próxima semana, com preços entre R$ 74.790 e R$ 93.490.
A marca tem planos ambiciosos para o Cronos 2023. Vendido na linha 2022 em apenas duas versões, o modelo passa a contar, com cinco configurações distintas.
Veja os preços e versões do Fiat Cronos 2023
Cronos 1.0 Manual: R$ 74.790
Cronos 1.0 Drive Manual: R$ 78.490
Cronos 1.3 Drive Manual: R$ 84.490
Cronos 1.3 Drive CVT: R$ 88.790
Cronos 1.3 Precision: R$ 93.490
Desde o lançamento, em 2018, o modelo teve 220 mil unidades comercializadas na América do Sul. Em junho, foi o sedã mais vendido do Brasil.
No entanto, a Fiat quer ir além. Com a ampliação do lineup e, claro, as novidades em visual e mecânica, a marca espera que o Cronos passe a cobrir 85% do mercado. Hoje, o segmento de três volumes responde por 25% das vendas. As versões adicionais do sedã, vale frisar, preenchem lacuna deixada pelo extinto Grand Siena, que saiu de linha ao fim do ano passado.
Novidades do Fiat Cronos 2023
Quanto às novidades no visual, o Cronos 2023 passa a contar com nova grade dianteira, em colmeia, com dois frisos. Além disso, o modelo, assim como outros veículos do portfólio da marca, incorpora o Fiat Script e o Fiat Flag.
– O maior evento de negócios do setor automotivo e da mobilidade acontece no dia 8 de setembro. Clique aqui e garanta a sua inscrição no #ABX22 – Automotive Business Experience.
As rodas do sedã também foram redesenhadas, variando conforme a versão. O volante também tem novo design e tem a aplicação do novo logo da marca no centro. Para completar, a versão de topo, Precision, dispõe como opcional de acabamento em couro marrom.
Fiat Cronos 2023 promete ser o sedã mais econômico do Brasil
O Fiat Cronos 2023 ganha o motor 1.0 aspirado Firefly. O propulsor rende 71 cv de potência a 6.000 rpm e 10 kgfm de torque a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, entrega 75 cv a 6.000 rpm e 10,7 kgfm de torque.
O motor, bom destacar, foi recalibrado, e perdeu 2 cv de potência quando abastecido com álcool. O 1.0 Firefly equipa as versões de entrada do Cronos, e vem associado ao câmbio manual de cinco marchas.
As configurações intermediárias e de topo do sedã vêm com motor 1.3, que rende 98 cv a 6.000 rpm e 13,2 kgfm de torque a 4.250 rpm com gasolina. No álcool, os números passam para 108 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgfm a 4.000 rpm.
O propulsor 1.3 pode vir ligado ao câmbio manual de cinco marchas e também à transmissão automática do tipo CVT com simulação de sete velocidades.
Com o novo motor, o Fiat Cronos 2023 ostenta o título de sedã 1.0 aspirado mais econômico do Brasil em ciclo urbano. Além disso, acumula o cinturão de sedã automático mais econômico vendido no país.
De acordo com a fabricante, o carro 1.0 faz média de 14 km/l na cidade. Segundo a Fiat, o “uso mais comum” do sedã é em ciclo urbano. Com isso, tal número pode servir de alento e atrair consumidores — especialmente taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas. O Cronos 1.3 CVT, por sua vez, faz 13,4 km/l na cidade.
Equipamentos de série
Cronos 1.0
A versão de entrada do Cronos 2023 dispõe de ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço de 14”, sensor ITPMS, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
1.0 Drive
A configuração agrega central multimídia de 7”, volante multifuncional, entradas USB para o banco traseiro, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.
1.3 Drive
A versão 1.3 Drive tem todos os itens da 1.0 Drive e oferece, como opcional, o kit S-Design.
1.3 Drive CVT
O Cronos 1.3 Drive CVT acrescenta à lista de equipamentos piloto automático, controle de estabilidade, controle de tração, Hill Holder e modo Sport.
1.3 Precision CVT
A versão de topo do sedã traz rodas de liga leve de 16″, chave presencial, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina, espelho retrovisor elétrico, repetidor de luz lateral de seta e luzes de cortesia.
Além disso, dispõe ainda de volante revestido em couro, aletas para trocas de marcha, apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Interior com acamento em couro marrom é opcional.