Movimento seria reflexo das medidas de estímulo ao mercado, mas metade dos 10 veículos mais vendidos é de modelos que custam acima do teto dos benefícios
A quinzena de junho nem fechou e a Fenabrave já estoura o espumante pelas medidas do Governo Federal de estímulo ao setor automotivo. A associação que reúne os distribuidores de veículos diz que algumas concessionárias tiveram aumento no fluxo de mais de 260% desde a publicação da MP 1.175, em 6 de junho..
Em nota oficial distribuída na noite desta terça, 13, a entidade não detalha quais revendas anotaram tal movimento. Tampouco de que forma tal fluxo de clientes se reverteu em emplacamentos.
Procura continua maior por carros caros
Porém, na lista dos mais vendidos da própria Fenabrave (que acompanha os licenciamentos diariamente), até o mesmo dia 13, ainda figuram veículos mais caros dentro do Top 10 de emplacamentos – muitos, inclusive, custam bem acima dos R$ 120 mil de teto estabelecido pelas medidas. Confira a relação ao fim da reportagem.
LEIA MAIS:
– Vendas de veículos caem na 1ª semana de pacote de incentivo às montadoras
– Pacote do carro popular agrada montadoras e pode influenciar próximos lançamentos– Toyota e GWM pedem política automotiva que não crie competição desleal
Na nota oficial, o presidente da Fenabrave, Andreta Júnior, afirma que conversou com presidentes de associações de marcas filiadas à federação. Ao todo, são 54 associações ligadas à entidade.
“A grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo de loja, principalmente nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento variou entre 30% a mais de 260%, o que mostra o sucesso do projeto liderado pelo presidente Lula e desenhado pelos Ministérios da Indústria e da Fazenda”, declarou o executivo, em nota.
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
Andreta defendeu que o Governo aumento o aporte de recursos para os bônus dos automóveis e comerciais leves. Ele calcula que o volume concedido até agora o volume concedido não supere muito os próximos 30 dias.
Ele diz que ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque. Por isso, não há como aferir o impacto da MP em unidades – o balanço da quinzena deve ser apresentado na próxima sexta, 16.
“Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, defendeu.
Os veículos mais emplacados até 13 de junho
- 1º Fiat Strada: 2.903
- 2º Volkswagen T-Cross: 2.076
- 3º Volkswagen Polo: 1.824
- 4º Chevrolet Tracker: 1.810
- 5º Hyundai Creta: 1.794
- 6º Honda HR-V: 1.767
- 7º Chevrolet Onix: 1.672
- 8º Fiat Toro: 1.490
- 9º Toyota Hilux: 1.467
- 10º Toyota Corolla: 1.450
Fonte: Fenabrave