Embarques no mês somaram mais de 29 mil unidades, segundo balanço da Anfavea
As exportações de veículos realizadas a partir do Brasil caíram em outubro na comparação com o volume embarcado em outubro do ano passado. De acordo com o balanço da Anfavea, foram exportados no mês 29,8 mil veículos, resultado que representa queda de 14,6%.
No acumulado do ano os embarques somaram até outubro 306,7 mil unidades, crescimento de 26,8% ante as exportações realizadas no janeiro outubro do ano passado. Os principais destinos dos veículos produzidos aqui foram Chile, Colômbia e Uruguai.
LEIA TAMBÉM
> Vendas seguem amarradas por semicondutores até o fim de 2022, diz Anfavea
> Produção de veículos em outubro retoma nível de 2016> Produção de caminhões cresce mais de 90% no acumulado até outubro
> Brasil fabricou menos de 16 mil ônibus em 10 meses> Para Fenabrave, entregas só voltam ao normal no meio de 2022, na melhor hipótese> Semicondutores derrubam vendas de importados em quase 40%
“Esses mercados estão retomando após o avanço da vacinação”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da associação, em transmissão online realizada na segunda-feira, 8.
Do total exportado até outubro 284,6 mil unidades correspondem aos automóveis e comerciais leves, alta de 24,6% ante o janeiro-outubro de 2020. As exportações de caminhões somaram 18,9 mil unidades, alta de 86,4%. Já os embarques de ônibus caíram 4,2%, somando 3,1 mil unidades.
Em valores, as exportações injetaram no caixa das montadoras no acumulado do ano até outubro US$ 6,1 bilhões. Os recursos, segundo o balanço da Anfavea, superam em 45,6% aqueles registrados em igual período no ano passado.