Eve, da Embraer, seleciona fornecedores para o carro voador

KRD Luftfahrttechnik GmbH, Latecoere, RALLC e Alltec assinam acordos de fornecimento de longo prazo com companhia

Redacao AB

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KRD Luftfahrttechnik GmbH, Latecoere, RALLC e Alltec assinam acordos de fornecimento de longo prazo com companhia

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A Eve Air Mobility, empresa do grupo da Embraer, selecionou mais quatro fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A KRD Luftfahrttechnik GmbH fornecerá as janelas de policarbonato, a Latecoere fornecerá as portas da aeronave, enquanto a RALLC e a Alltec fornecerão componentes de fuselagem.

“Essas parcerias de longo prazo irão abranger todo o ciclo de vida da aeronave, incluindo todos os protótipos, produção, serviços e suporte operacional pós-venda”, disse, por nota, Johann Bordais, CEO da Eve.


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Segundo a companhia, a KRD, com sede na Alemanha, fornecerá janelas KASIGLAS® personalizadas, incluindo as janelas do cockpit e da porta do passageiro. Cada janela é projetada com extrema durabilidade e sua construção em policarbonato não apenas minimizará seu peso, mas fornecerá proteção adicional, incluindo maior resistência ao impacto, informou a companhia. 

Já a Latecoere, com sede na França, fornecerá as portas da comunicação. Segundo a Eve, a empresa francesa é parceira de vários fabricantes de aeronaves, incluindo a Embraer, e desenvolve, produz, certifica e dá suporte em serviço para todas as suas portas.

RALLC e Alltec, ambas com sede no Brasil, foram selecionadas para fornecer vários componentes da fuselagem, informou a Eve. A RALLC é um fornecedor que abrange todas as etapas dos processos de fabricação de componentes estruturais, fornecendo soluções integradas e inovadoras para diversas empresas aeroespaciais, incluindo a Embraer.

Já a Alltec se especializou no desenvolvimento e produção de componentes e subconjuntos em materiais compostos de alto desempenho para os mercados aeronáutico e de defesa e segurança. A companhia fornecerá suas tecnologias de compósitos termoplásticos e termofixos para a fuselagem do eVTOL.

Segundo a Eve, o eVTOL utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. “O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico traseiro alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança.”

No ano passado, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será inaugurada na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real e entrarpa em fase de testes em 2024. A expectativa é de que as primeiras entregas serão realizadas 2026.