Eve anuncia primeira fábrica de carros voadores no Brasil

Unidade produzirá aeronaves de decolagem e pouso vertical e será localizada em Taubaté, no interior de São Paulo

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Unidade produzirá aeronaves de decolagem e pouso vertical e será localizada em Taubaté, no interior de São Paulo

Imagem de Destaque

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram na quinta-feira, 20, que a primeira fábrica para produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve será em Taubaté, no interior de São Paulo. A planta ficará, de acordo com comunicado divulgado pelas empresas, em uma área a ser ampliada dentro de unidade já existente da Embraer no município. O plano depende da aprovação final de autoridades.

Ainda segundo o comunicado, a fábrica da Eve, subsidiária de aeronaves elétricas autônomas da Embraer, em Taubaté teria como principal benefício a “logística estratégica”. Isso por conta do fácil acesso por meio de rodovias e também pela proximidade de uma linha ferroviária. 


LEIA MAIS:

– Eve revela 7 desafios do desenvolvimento do primeiro “carro voador”


“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, comentou André Stein, co-CEO da Eve.

Para as companhias, outra vantagem da fábrica é a localização próxima à sede da Embraer ,em São José dos Campos (SP), e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve. Tal facilitaria “desenvolvimento e sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”.


Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade


“Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”, acrescentou Stein.

“Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade. Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor”, complementou Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.

Fábrica da Eve, subsidiária da Embraer, em Taubaté fará eVTOL que chega em 2026

Em março, a Eve revelou que havia concluído os testes realizados na Suíça em túnel de vento com sua aeronave de decolagem e pouso vertical. Ainda de acordo com a subsidiária da Embraer, seu eVTOL terá autonomia de 100 km e capacidade para transportar quatro passageiros, além do piloto.

A Eve disse ainda que o protótipo será apresentado oficialmente ao mercado em 2024. O início das operações está previsto para 2026. Caso as autoridades aprovem o plano supracitado, as aeronaves serão produzidas na fábrica de Taubaté.

Vale dizer ainda que a Eve já tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York e mais de 1,8 mil aeronaves encomendadas por diversos clientes ao redor do globo, o que totaliza uma promessa de faturamento de US$ 5,2 bilhões para os próximos anos.