Parlamento europeu exigirá melhor infraestrutura de carregadores e facilidade nas formas de pagamento pelo serviço
O Parlamento Europeu aprovou uma série de regras que prometem melhorar a vida dos proprietários de carros elétricos. Entre as medidas estão melhor infraestrutura de carregadores, formas de pagamento mais fáceis, velocidade de recarga e disponibilidade de estações pelo continente.
A boa notícia é que essas regras podem se expandir além das fronteiras da União Europeia e serem adotadas no resto do mundo.
A otimização das estações de recarga ganharam bastante importância diante do crescimento nas vendas de carros elétricos. As empresas deste segmento correm para acelerar a instalação de novos pontos, o que acabou por gerar problemas diversos, como sistemas de pagamento deficientes, mau funcionamento dos carregadores e ausência de estações rápidas em importantes rodovias.
Novas regras incluem carregadores mais potentes
As regras aprovadas pelo Parlamento Europeu fazem parte de um plano de medidas chamado “Fit for 55”, cujo objetivo é reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030. A partir de 2026, a Europa exigirá a instalação de carregadores com potência mínima de 400 kW a cada 60 quilômetros nas vias mais importantes do continente. Em 2028, a potência mínima será aumentada para 600 kW.
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Há regras adicionais para estações dedicadas a caminhões e ônibus, com pontos instalados a cada 120 quilômetros com potência mínima que varia de 1.4 a 2.8 MW, dependendo da estrada em questão.
A partir de 2027, o continente europeu desenvolverá uma base de dados pública de todas as estações de recarga, com informações adicionais como disponibilidade de funcionamento, tempo de espera para o uso e preços.
As novas regras também vão simplificar o pagamento pelo uso das estações de carga. Atualmente, algumas empresas exigem cadastros ou o uso de aplicativos que precisam ser baixados no smartphone. A ideia é que os clientes possam pagar com qualquer cartão de crédito e débito, inclusive por meio de aproximação, e os preços devem ser exibidos antes do pagamento.
Reino Unido quer 99% de estações em operação
Concomitantemente, o governo do Reino Unido (que não faz mais parte da União Europeia) propôs regras para otimizar a experiência do uso de carregadores.
As autoridades pretendem exigir o funcionamento adequado de 99% das estações de recarga espalhadas pela região. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, 15% dos carregadores britânicos estavam quebrados, número que caiu para 8% em 2019. A meta é chegar a apenas 1%.
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Para tanto, o Reino Unido exigirá um serviço de assistência 24 horas para evitar problemas. O governo local também promete medidas semelhantes às adotadas no resto da Europa, especialmente no que diz respeito à formas de pagamento e disponibilidade pelas vias mais importantes. Com tudo isso, a ideia é replicar o modelo da Holanda, onde o índice de estações fora de uso chegou aos mesmos 1% almejados pelos britânicos.