Kia prepara chegada do EV9 e estuda linha de comerciais elétricos para o Brasil

SUV zero combustão de luxo chega no começo de 2025, enquanto marca faz contas para importar vans e furgões

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

SUV zero combustão de luxo chega no começo de 2025, enquanto marca faz contas para importar vans e furgões

A gama de comerciais leves elétricos da Kia feita sobre a plataforma PBV

A Kia segue firme e forte na sua estratégia de eletrificação para o Brasil. Depois da estreia do EV5, o plano inclui a vinda de outro SUV zero combustão, topo de linha, já no começo de 2025. E a importação de uma linha de comerciais leves elétricos.

O utilitário esportivo em questão é o EV9. O modelo já tinha sido confirmado pela marca e o Grupo Gandini, representante oficial da Kia no Brasil, corre para lançar o SUV elétrico o quanto antes.

O plano era trazer o EV9 ainda em 2024, mas a importação do primeiro lote esbarrou em questões logísticas e de volumes disponíveis. O SUV elétrico da Kia é feito nos EUA e é um dos veículos mais vendidos da marca por lá.

Como é o SUV elétrico de luxo da Kia

EV9 chegará para ser SUV elétrico de nicho no porfólio da marca coreana

A configuração do EV9 que virá para o Brasil será a GT-Line. Ela é equipada com dois motores elétricos que geram 384 cv de potência e 61,1 kgfm de torque. Pelo ciclo norte-americano EPA, o alcance é de 431 km.

Com 7 lugares, mais de 5 metros de comprimento e muitos equipamentos, o EV9 será um produto de nicho por aqui. A expectativa é que o novo SUV elétrico da Kia custe acima de meio milhão de reais – como base de comparação, o EV5 custa R$ 400 mil.

Kia também quer trazer comerciais leves elétricos

Linha de comerciais leves elétricos da Kia ainda é conceitual

Em outra frente, a Kia do Brasil também estuda com carinho ter uma linha de furgões e vans elétricos no país. São os modelos PV5 e PV7, que foram mostrados como conceitos na CES 2024, em Las Vegas (EUA), e no último IAA Transportation 2024, em Hannover (Alemanha).

Os comerciais leves elétricos da Kia são derivados da nova arquitetura PVB (de Platform Beyond Vehicle). As vans terão derivações para cinco e sete passageiros, mas a marca ainda não falou sobre a capacidade de carga do furgão.

O que se sabe até o momento é que os comerciais elétricos podem chegar a até 400 km de autonomia, conforme dados da fabricante.

Quando os modelos chegam ao Brasil?

Bom lembrar que são veículos ainda conceituais e que a produção está prevista para ser iniciada em 2025. Um dos poucos mercados confirmados para a chegada dos Kia PV5 e PV7 é o do Japão. As vendas por lá começam no início de 2026.

Segundo uma fonte dentro da Kia, para o Brasil seria coisa para 2026 ou 2027. Contudo, o Grupo Gandini já começou os estudos para verificar a viabilidade para trazer tais modelos.

Pesa a favor, ainda de acordo com o interlocutor, o retrospecto, mesmo que distante, da Kia no segmento de comerciais leves. A marca sul-coreana ficou famosa com sua linha Besta nos anos 1990 e isso poderia ajudar na aceitação e vendas de uma nova gama da marca.