Nova companhia, que surgiu com a joint venture das montadoras, nasce com capacidade para produzir 5 milhões de motores/ano
A Horse Powertrain Limited, joint venture entre Renault e Geely para fabricação de motores, já é uma realidade. Com participação igualitária entre as fabricantes, a nova empresa inicia as atividades industriais menos de um ano após ser anunciada oficialmente.
Criada para o desenvolvimento de sistemas e componentes de motores de combustão e híbridos, a companhia deve deter aproximadamente € 15 bilhões em receita anual e produzir 5 milhões de conjuntos por ano. Quem vai comandar a operação será Matias Giannini, CEO da nova empresa. Já o Conselho de Administração será presidido por Daniel Li, com seis diretores que terão igualdade de representação de seus acionistas.
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Luca de Meo, CEO do Grupo Renault disse que por meio da Horse Powertrain, o Grupo Renault pode atingir a liderança global e escala em um setor que representa mais de 80% do seu negócio.
“Firmar uma parceria com uma empresa como a Geely tem um papel-chave para o futuro, ao criar um novo player com capacidade e expertise para desenvolver motores de combustão interna de baixíssimas emissões, bem como tecnologias híbridas altamente econômicas.”
Segundo a Renault, a Horse será fornecedora do Grupo Renault, Geely, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors. A nova empresa já nasce com 17 fábricas, nove clientes em 130 países, cinco centros de P&D e aproximadamente 19 mil funcionários.
Horse produzirá motores para ajudar na descarbonização
A nova companhia, ainda de acordo com a Renault, estará apta para produzir todos os tipos de soluções híbridas cobertas – híbridos convencionais e plug-in –, assim como motores de combustão que utilizam combustíveis alternativos, como etanol, metanol, GLP, gás natural veicular e hidrogênio.
Para Eric Li, presidente da Geely Holding, a Horse terá portfólio, escala e capacidade de oferta de soluções de baixas emissões.
“Para que a indústria atinja a neutralidade de carbono nas próximas décadas, é fundamental compartilhar expertises, ter múltiplas tecnologias e sinergias globais. Por isso, estamos convencidos de que nossa parceria com o Grupo Renault está se tornando uma realidade comercial hoje.”