Executivo da Jaguar diz que novos modelos podem tirar marca da ‘mediocridade’

Marca será reposicionada para encarar rivais de alto luxo como Bentley e Porsche

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Marca será reposicionada para encarar rivais de alto luxo como Bentley e Porsche

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A Jaguar passará por profundas mudanças em seu posicionamento de marca e na gama de produtos. Tudo isso será realizado na tentativa de livrar a marca de sua atual “mediocridade”, nas palavras de Gerry McGovern, diretor criativo da JLR.

Nos últimos anos, a Jaguar ampliou sua gama de produtos com três sedãs (XE, XF e XJ), três SUVs (E-Pace, F-Pace e I-Pace) e um esportivo (F-Type). A intenção era fazer frente à BMW, que lidera o mercado de luxo em várias partes do mundo.

O tiro, no entanto, saiu pela culatra – ao menos segundo McGovern.


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O designer, que assinou projetos como o Range Rover Evoque, está à frente dos projetos que vão abrir a nova era da Jaguar. Um deles será um sedã de quatro portas com pegada esportiva, o primeiro de três modelos elétricos que a Jaguar lançará nos próximos anos. O carro será apresentado ainda em 2023 e começará a ser vendido no ano que vem no Reino Unido.

O executivo disse que o estilo dos novos modelos vão dividir opiniões.

“Pode ter certeza que não vamos nos preocupar em agradar a todos, até porque essa seria a sentença de morte para a marca. Foi isso que colocou a Jaguar na situação na qual se encontra hoje”, declarou o designer.

Em abril deste ano, McGovern revelou que os futuros modelos da Jaguar serão inspirados em carros icônicos da marca, como o E-Type, mas reinterpretados de forma radical. “Eles vão chocar muita gente”.

Novo posicionamento da Jaguar de olho nos EUA

Além do lançamento de novos modelos, a Jaguar passará por uma profunda reestruturação que inclui o enxugamento no número de modelos e um reposicionamento mirando os segmentos de alto luxo.

Durante o final da administração Ford, a Jaguar buscava volumes cada vez maiores dentro do segmento de luxo. O mesmo acontecia até então sob o comando da Tata, fazendo com que a marca se afastasse das camadas mais abonadas.

Agora a meta é enfrentar marcas como Bentley e Porsche em vez de Audi e Mercedes-Benz. Nessa estratégia, os executivos afirmam que os Estados Unidos será um mercado estratégico para o êxito comercial da Jaguar, como ocorreu nos anos 90.


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“Essa marca foi incrivelmente bem sucedida na América do Norte 25 anos atrás antes de assumirmos os compromissos e realizar as decisões que tomamos”, disse o CEO da JLR, Adrian Mardell.

O executivo ainda disse que os tempos áureos da Jaguar no mercado norte-americano “se perderam em meio ao passado da Ford Motor Company”. 

“Existem 20 milhões de milionários apenas nos Estados Unidos. Com isso, um volume mais baixo de vendas alinhado a um posicionamento de preço mais alto é tudo que a Jaguar precisa fazer atualmente”, declarou.

Concessionárias terão conceito de ‘butique’

Além de promover um profundo reposicionamento e lançar novos modelos, a JLR adotará um modelo de negócio completamente diferente do atual.

A empresa não revelou mais detalhes sobre o planejamento. Até o momento, sabe-se que os produtos da Jaguar não serão oferecidos em todas as concessionárias da JLR.

Há alguns meses, a fabricante afirmou que dividirá a antiga Jaguar Land Rover em várias marcas.

A notícia mais surpreendente (e pouco lógica) foi a extinção da Land Rover, cujos modelos serão divididos entre as recém-criadas marcas Range Rover, Discovery e Defender. No caso da Jaguar, a empresa deve construir uma nova rede de lojas seguindo o conceito de “butiques”.