Como a BYD usou estratégia da JAC para vender o Dolphin Mini

Marca seguiu exemplo de conterrânea ao chamar celebridade para revelar carro na televisão

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Marca seguiu exemplo de conterrânea ao chamar celebridade para revelar carro na televisão

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Faz menos de uma semana que a BYD iniciou a venda do Dolphin Mini no Brasil. Mesmo assim, a marca diz ter recebido mais de 7 mil reservas pelo novo carro elétrico.

Parte desse feito se deve à estratégia de divulgação, cujo ápice aconteceu no programa “Domingão do Huck”. Ao anunciar o início da pré-venda do Dolphin Mini em rede nacional, Luciano Huck fez as buscas pelo modelo da BYD explodirem.

De acordo com o Google Trends, houve um aumento substancial nas procuras por Dolphin Mini justamente às 19h do último domingo, 25, quando o carro foi revelado no programa da TV Globo.


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A estratégia foi bastante acertada e repete o modelo que várias montadoras já fizeram. Lembra bastante a campanha de lançamento da JAC Motors no Brasil, que tinha Fausto Silva em suas peças publicitárias.

Em 2011, a marca contratou o então apresentador global para lançar os compactos J3 e J3 Turin. Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, desembolsou uma quantia substancial para ter Faustão.

“O Faustão custou mais caro do que o George Clooney. Pensei nele e no Jackie Chan. O Jackie Chan era um quarto do preço do Faustão e o Clooney era um terço. Foi muito importante (ter) o Faustão na época. Batia direitinho com a nossa imagem na época. Até hoje as pessoas lembram”, disse o executivo em entrevista ao podcast “A Roda”.

Faustão ajudou a alavancar as vendas da JAC

Habib afirmou que Fausto pediu para conhecer os carros antes de gravar os filmes publicitários. Além de usar a imagem do apresentador nas campanhas, Habib pagou por inserções no “Domingão do Faustão” e até foi ao programa para falar sobre seus carros.

Deu certo: de ilustre desconhecida no Brasil, a JAC Motors virou sucesso em poucos meses. O J3 foi o carro importado mais vendido do país no primeiro semestre de 2012, com 5.066 unidades emplacadas.

A felicidade de Habib e da JAC, porém, duraram pouco: a chegada do super-IPI elevou a alíquota de importação para 30 pontos percentuais, prejudicando duramente a vida das importadoras no Brasil.

Desde então, a marca amargou baixas vendas, cancelou os planos de fabricar carros em Camaçari (BA) e esteve perto de deixar o país. Só não o fez porque investiu em sua linha de carros elétricos, especialmente nos veículos comerciais, que hoje garantem a sobrevivência da empresa de Sérgio Habib, ainda que com resultados longe do passado.

 BYD levou Huck à China

A história se repetiu em 2023, mas com protagonistas diferentes. Em vez da JAC, a conterrânea BYD recorre a um apresentador da mesma TV Globo para ser uma espécie de embaixador.

Embora não explore sua imagem nas propagandas, a marca chinesa escolheu Luciano Huck para divulgar seus lançamentos. O acordo foi firmado em agosto e previa cinco ações dentro do “Domingão do Huck” – curiosamente, o apresentador substituiu justamente Fausto Silva no horário nobre do domingo.

Além de visitar a fábrica da BYD em Shenzhen, na China, Huck apresenta um quadro no qual aborda motoristas e propõe trocar seu carro (normalmente em mau estado de conservação) por um modelo zero quilômetro da marca chinesa.

De quebra, Luciano também participou do evento de lançamento do Dolphin Mini, no qual apresentou o veículo ao lado da jornalista e influenciadora especializada em economia Nathália Arcuri. Exatamente da mesma maneira que Faustão fez quando esteve no lançamento da JAC Motors no Brasil.