BYD Yuan Pro chega ao Brasil em 2025: veja a estratégia da montadora chinesa para o utilitário esportivo

Chamado de SUV do Dolphin, elétrico já foi homologado no país e terá preço competitivo

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Chamado de SUV do Dolphin, elétrico já foi homologado no país e terá preço competitivo

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A BYD, caso fosse uma equipe de futebol, pressionaria de modo constante os adversários. Algo incansável mesmo. Quase um 7 a 1 estratégico, a depender dos olhos de quem vê. Tanto é que, após ter dito que cogitava vender o “SUV do Dolphin” no Brasil e ter colocado o modelo à prova no país, deu duas passadas largas, fugiu da marcação e partiu para a meta.

Em suma, depois das especulações, a reportagem da Automotive Business apurou que o BYD Yuan Pro já está em fase de homologação e tem previsão de chegada ao Brasil em 2025. O SUV elétrico, dessa forma, “completa”, de certo modo, uma escadaria que vem sendo muito bem engendrada pela fabricante de origem chinesa.


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O BYD Yuan Pro ficará posicionado, segundo interlocutores da montadora, entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus. Se tomarmos como base os preços dos modelos, R$ 179.800 e R$ 229.800, respectivamente, podemos inferir que o novo SUV compacto elétrico da fabricante partirá da casa dos R$ 200 mil.

Ainda de acordo com fonte ligada à montadora, a empresa tomará todos os cuidados na hora de precificar o lançamento. Isso, claro, a fim de impedir qualquer tipo de canibalização. Ao menos por enquanto, no caso da BYD, tal não ocorreu.

No entanto, outras fabricantes instaladas no país, como a Honda, já sofreram por conta de decisões estratégicas equivocadas na hora de determinar valores de seus produtos. ZR-V e HR-V, por exemplo, são casos recentes.

À época do lançamento do primeiro, a própria Honda temia que suas vendas fossem prejudicadas pelo segundo – devidamente estabelecido no mercado. Das poucas marcas que resistem em oferecer bônus na compra de seus modelos, a fabricante japonesa teve de se dobrar e apresentar condições especiais aos clientes que queiram adquirir o ZR-V à vista.

Tudo isso porque as expectatativas eram de que 1.000 unidades do utilitário fossem comercializadas por mês. A média mensal no janeiro-abril é de 487 emplacamentos. Menos da metade.

Conforme apurações deste repórter, em conjunto com Marlos Ney Vidal, colunista do UOL, algumas revendas da marca chegam a oferecer IPVA grátis e até mesmo preço de frotista na venda para pessoa física. Desse modo, o ZR-V é oferecido por R$ 200 mil.

BYD Yuan Pro chega em 2025 ao Brasil com estratégia definida

Justamente para não ter de fazer malabarismos tal qual a Honda, mesmo tendo cacife para tal, a BYD já trará o Yuan Pro com preço condizente. “Não podemos errar na precificação desse modelo. Ele vai ser uma peça muito importante do nosso portfólio”, garantiu fonte ligada à montadora chinesa. “Se ele for muito caro, não faz sentido algum se o compararmos com o Yuan Plus”, completou.

Tanto é que, conforme muito bem apontado pelos colegas de Autoesporte, a BYD, com tal estratégia, terá portfólio cujos preços variam entre R$ 115 mil e R$ 300 mil. Isso tudo, como frisado pela reportagem, de modo muito bem escalonado. 

Além do preço bem definido, o Yuan Pro tem, claro, outros atrativos. O SUV elétrico usa motor elétrico que entrega 177 cv de potência e dispõe de bateria de 45 kWh. A autonomia, no ciclo chinês (CLTC), é de 401 km. 


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Visualmente, o BYD Yuan Pro apresenta faróis estreitos de LED e um capô alinhado de forma paralela ao solo. A grade dianteira, que une o conjunto de luzes, com faróis afilados, lembra a do crossover Song L. O para-choques exibe vincos bem definidos nas extremidades, enquanto a parte inferior tem acabamento preto, que circunda todo o veículo.

As molduras nas caixas de rodas são bem interessantes, bem como o aplique nas caixas de ar e rodas de liga de 16 polegadas. A coluna “C” apresenta detalhe de forma a emular teto flutuante. Já na traseira, o SUV tem lanternas que cortam a tampa do porta-malas, com desenho similar às do Dolphin. Há ainda um discreto spoiler e o para-choque tem pintura nas extremidades. A parte central é toda em preto, com skid plate prateado.

No interior, o Yuan Pro tem quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas, maior que o usado no Dolphin. O SUV elétrico traz ainda a central multimídia giratória com tela de 12,8 polegadas.