Companhia aposta em vendas a frotistas e a pessoas com deficiência enquanto define oferta de veículos híbridos
A Nissan começou a arrumar a casa para iniciar a produção em sua fábrica de Resende (RJ) dos dois novos SUVs que prometeu para o mercado brasileiro – sendo um deles a nova geração do Kicks. A empresa interrompeu as atividades da unidade por um mês para começar o processo de modernização da planta que recebe parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a companhia fará no país até 2025.
“Vamos elevar a fábrica para outro patamar”, garantiu Gonzalo Ibarzábal, presidente da companhia para o Brasil. O executivo participou de evento com a imprensa automotiva feminina na terça-feira, 18.
LEIA TAMBÉM:– Em 1 ano, número de mulheres que trabalham na Nissan Brasil subiu 9%
– Com SUV inédito, sobe para R$ 2,8 bilhões o investimento da Nissan no Brasil
Ibarzábal não esclareceu, no entanto, como se dará essa evolução. Atualmente a unidade tem capacidade para produzir 120 mil carros em dois turnos, e o dirigente evita detalhar se esse potencial vai crescer ou se a mudança ficará condicionada a uma atualização da fábrica.
Nissan quer exportar mais e ampliar vendas em 15%
Ainda que a produção nacional tenha sido interrompida por um mês, Ibarzábal afirma que a expectativa é de crescimento no mercado brasileiro este ano. O plano é elevar os volumes licenciados em 15% – passando de 83 mil carros e chegando a 3,9% de market share.
Caso se concretize, a expansão será bastante superior à prevista para o mercado como um todo, que deve avançar apenas 7% em 2024, de acordo com projeção da Anfavea.
Mesmo enquanto os dois novos SUVs não chegam, a Nissan vai apoiar essa expansão em estratégias para facilitar a decisão dos clientes de fazer a escolha por um modelo da marca. Entre elas está a simplificação das vendas para pessoas com deficiência por meio de estrutura nas lojas para aprovar a documentação com mais agilidade.
Outra frente são as negociações com empresas, que respondem por 50% dos emplacamentos da montadora, aponta Ibarzábal.
Chinesas não assustam a Nissan, que titubeia sobre híbridos
Enquanto todas as marcas reforçam a promessa de que farão no Brasil veículos híbridos, a Nissan titubeia. Ainda que a marca tenha apontado no passado que sua tecnologia e-power seria oferecida por aqui, Ibarzábal desconversa sobre o tema. “Está tudo em estudo, sem definição”, diz.
Segundo o executivo, a companhia quer dar o passo mais consistente rumo à eletrificação de forma segura. “Queremos dar o passo certo. Ter tecnologia e produtos corretos, rede preparada e tecnologia de ponta”, diz.
Até lá, Ibarzábal garante que a crescente rivalidade com montadoras chinesas, focadas em carros elétricos e híbridos, não assusta. “Conhecemos bem essas marcas porque concorremos com elas em todo o mundo. Estamos bem preparados”, diz.