Unidade na República Tcheca vai gerar 20% do seu consumo de energia em fazenda solar
A ZF inaugurou, na República Tcheca, a sua primeira fábrica com emissão zero. A unidade, localizada na cidade de Klášterec, faz parte da divisão de componentes para veículos elétricos e passou por uma reforma que durou 18 meses.
Segundo a empresa, a iniciativa faz parte do plano da companhia de alcançar a neutralidade climática em todas as cadeias de valor até 2040. Além disso, essa fábrica de emissão zero será usada como modelo para as unidades da ZF em todo o mundo.
VEJA MAIS:
– ZF lança programa para conscientizar funcionários sobre diversidade e inclusão
– ZF projeta receita 30% maior na China até 2030
Entre as medidas que a companhia implantou está a geração de energia limpa para aumentar a eficiência energética dos processos, a eletrificação de boa parte dos seus produtos e a utilização de materiais reciclados.
“A transformação sustentável na unidade de Klášterec é inovadora para toda a nossa rede de produção e nos ajuda a reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, disse, por comunicado, Stephan Von Schuckmann, membro do Board Mundial de Administração da ZF.
Segundo a ZF, para atingir os objetivos será necessário equipar as fábricas com capacidade para gerar eletricidade. Em Klášterec, isto foi feito por meio da instalação de uma fazenda solar com 3.400 módulos solares no campus, que geram cerca de 20% da energia consumida pela fábrica.
Em 2025, todas as fábricas terão energia limpa
O restante do consumo, de acordo com a companhia, é adquirido de fontes renováveis, principalmente energia eólica e hidrelétrica.
No próximo ano, segundo a ZF, todas as instalações da companhia serão totalmente alimentadas por eletricidade limpa, que será gerada internamente ou obtida por meio de contratos com fornecedores de energia renovável.