Fenabrave já prepara cartilha sobre segurança em veículos eletrificados

Documento deve conter dicas para vendas e manutenção dos carros elétricos e híbridos

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Documento deve conter dicas para vendas e manutenção dos carros elétricos e híbridos

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A entrada de veículos eletrificados no cenário atual demanda uma reformulação de toda a cadeia, dos fornecedores de autopeças aos concessionários. A venda e o pós-venda se tornaram fundamentais para o sucesso dos carros elétricos e híbridos no Brasil.


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Durante o 9º Fórum IQA, Sérgio Fabiano, do Instituto de Qualidade Automotiva, a Fenabrave, em conjunto com a entidade, organizou uma cartilha com orientação de segurança na operação com veículos eletrificados. Esse documento será entregue a todos os revendedores e visa dar suporte nas vendas e no pós-venda desses automóveis.

“No desenvolvimento do veículo as empresas já pensam na questão dos serviços e do pós-vendas. Agora, isso tudo tem que ser estendido para outras tecnologias. Por isso, estamos elaborando essa cartilha. Há muitos investimentos que devem ser feitos para adaptação da operação”, disse Fabiano.

Hyundai trabalha a rede de concessionários

Na Hyundai, por exemplo, está em implementação uma rede de preparação nos revendedores para veículos híbridos e elétricos. Segundo Renato Lunardelli, da HMCSA da Hyundai Motors do Brasil, a montadora, em conjunto com a rede está desenvolvendo normas para as concessionárias e oficinas de atendimento aos carros eletrificados.

“O veículo híbrido não necessita de muito investimento, mas as outras tecnologias sim. O plug-in já demanda recursos para uma instalação elétrica que deve ser redimensionada, para a localização do recarregador. Na entrega do veículo há necessidade de uma outra estação. Ao todo acreditamos que se necessita de em torno de três carregadores em uma revenda”, disse Lunardelli durante o evento.

Além do showroom há investimento em toda a parte de manutenção e pós-venda, segundo o executivo.

“Para se ter uma ideia, o próprio elevador para carro elétrico precisa ser diferente. Como o assoalho do carro é inteiro para comportar a bateria, é necessário fazer uma adaptação. Vamos ter que remodelar toda a estrutura da oficina para fazer a manutenção das baterias”, ressaltou.

Segundo ele, a Hyundai estuda níveis de serviços de manutenção que devem ser oferecidos na rede.

“Consertos de sistemas de freios e suspensão são iguais aos dos carros de combustão. Agora, qualquer manutenção adicional, por exemplo, na tração do veículo e que demande a desmontagem das baterias, não serão todas as concessionárias que terão esse serviço. Teremos centros de serviços especializados”, afirmou.

Além da preparação das infraestruturas das concessionárias, a capacitação dos profissionais também é um dos pilares fundamentais para uma boa experiência ao cliente, segundo o executivo.

Para Ricardo Roa, da KPMG Brasil, a eletrificação está muito em pauta no país e tanto montadoras quanto concessionárias estão se adaptando para este novo modelo de negócios no setor automotivo.

“O Brasil é eclético e tudo o que vamos falar em termos de estratégia para descarbonização teremos que envolver todo o ambiente e entender a necessidade do país para fazer a mudança”, disse Roa durante o Fórum IQA.

Segundo ele, até 2028 está previsto uma redução na emissão de gases do efeito estufa provenientes dos veículos.

“Mas não veremos somente elétrico. Haverá queda dos poluentes também pelo uso do hibrido e muito forte pelo hibrido a etanol, até pela nossa matriz. Organizar para esta transição é importante.”