ESG: iniciativas socioambientais tomam conta do #ABX22

Maior encontro de negócios do ecossistema automotivo e da mobilidade adota práticas sustentáveis e terá palco especial sobre o tema

Redacao AB

Redacao AB

Maior encontro de negócios do ecossistema automotivo e da mobilidade adota práticas sustentáveis e terá palco especial sobre o tema

Imagem de Destaque

A pauta ESG ganhou força especialmente durante a pandemia. Investidores começaram a enxergar empresas que apresentam indicadores ambientais, sociais e de governança adequados com bons olhos. Tais companhias estão melhor preparadas para lidar com crises e tendem a ser vistas com maior confiança pelo mercado.

É por isso que o Automotive Business Experience – #ABX22, que ocorre no dia 8 de setembro, no São Paulo Expo, traz a pauta ESG para os holofotes. Esse é o tema uma das seis trilhas de conteúdo do evento, com palco dedicado ao debate dos principais desafios que as empresas enfrentam para entregar indicadores satisfatórios e ter uma agenda definida, com objetivos claros e específicos, capaz de gerar impacto positivo.


– Clique aqui e participe da pesquisa
– Inscreva-se no #ABX22


Além disso, será divulgado no #ABX22 um levantamento inédito sobre ESG no setor automotivo e da mobilidade. O ecossistema também será agraciado com insights valiosos em painel dedicado a iniciativas de impacto social relevantes para o segmento.

O encontro terá ainda debates focados na necessidade de que as empresas gerem bem-estar sustentável para seus consumidores, cada vez mais atentos ao impacto das companhias e produtos no mundo. Ademais, governança, gestão de riscos, social compliance, descarbonização e definição de indicadores e metas fundamentadas na realidade também serão discutidos. 

Você pode ver aqui qual será a programação completa da Trilha ESG. Também conhecerá alguns dos speakers e mediadores dos debates sobre o tema.

Patrocínio

#ABX22 adota práticas sustentáveis 

O ESG, todavia, não ficará restrito a uma única trilha de conteúdo. No palco After-sales & Retail, por exemplo, haverá painel sobre economia circular no setor automotivo — debate que mostrará como se transforma necessidade ambiental em negócio.

E o #ABX22 não vai manter a pauta apenas no universo das discussões. Automotive Business desenvolveu o evento, desde sua concepção, de forma que ele atendesse aos mais rigorosos indicadores de sustentabilidade.

Em parceria com a R1, empresa responsável pela cenografia e pelo audiovisual do #ABX22, AB optou por utilizar materiais de comunicação impressos em tecido, no lugar de banners ou itens que seriam descartados posteriormente. Todo esse material será doado à ONG Grupo Primavera, que se dedica a promover cultura e educação a crianças e jovens de até 18 anos.

O maior encontro de negócios do ecossistema automotivo e da mobilidade também contará com apoio do Mercado Circular. A iniciativa, que atrela melhor uso de recursos naturais ao desenvolvimento da economia, terá espaço dedicado no #ABX22, com produtos feitos a partir de materiais reutilizados relacionados ao setor automotivo.

Veja a entrevista com Raphaelle Cecere, presidente do Grupo R1:

Troféu do Prêmio Automotive Business

O troféu que será entregue aos vencedores do Prêmio Automotive Business segue os mesmos preceitos sustentáveis do evento. A peça foi confeccionada pelo artesão Valdir Zanirato, no ofício há 40 anos.

O troféu foi feito com madeira de reflorestamento certificada e também com material de reuso. “Nós temos essa disponibilidade [no Brasil] para trabalhar com uma madeira que já foi uma porta, um batente, uma veneziana… Uma parte pode ter sido estragada, mas outra pode ser reutilizada”, explica Zanirato.

As madeiras de reuso utilizadas pelo artesão na confecção do troféu formam um arco-íris, uma característica de seus trabalhos. “No Brasil temos um leque de cores de madeiras impressionante, e é isso que me interessa: dar um tom alegre à peça, combinando com o nosso país tropical”, destaca.

Os ganhadores do Prêmio AB, portanto, além do reconhecimento, receberão troféu que exalta todos os predicados do Brasil. De quebra, exibirão peças que atendem a critérios de manejo sustentável e com geração mínima de resíduo.

“Fiquei muito feliz em ter sido convidado por Automotive Business para produzir o troféu. Isso mostra que há um número cada vez maior de empresários e pessoas preocupadas com as boas práticas”, arremata Valdir Zanirato.