Enfim uma solução para a Troller no Ceará

Antiga unidade da montadora, fechada em 2021, abrigará primeira fábrica de veículos multimarcas do país, investimentos somam R$ 400 milhões

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Antiga unidade da montadora, fechada em 2021, abrigará primeira fábrica de veículos multimarcas do país, investimentos somam R$ 400 milhões

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Após a criação do Polo Automotivo do Ceará, na antiga fábrica da Troller, na cidade de Horizonte, a Comexport anunciou investimentos de R$ 400 milhões para estabelecer uma montadora multimarcas no local. 

Segundo o vice-presidente da companhia, Rodrigo Teixeira, os recursos serão aplicados na primeira fase do projeto e a expectativa é de que a produção se inicie já em 2025. 


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São estimados 9 mil empregos, diretos e indiretos. A unidade deve ter capacidade de produzir 40 mil veículos no primeiro momento.

“É um projeto estruturante, porque há compromisso de investimento em tecnologia aqui no Ceará. No primeiro ano, devemos produzir seis modelos de três marcas consagradas em novas tecnologias. Nesta fase, vamos somente montar os veículos, mas já estruturamos o projeto para desenvolver os modelos no complexo”, disse o executivo. 

Segundo Teixeira, a companhia, que atua há 50 anos no Brasil, tem a expertise no desembaraço aduaneiro de veículos no país. “Cerca de 10% dos carros vendidos no mercado brasileiro passam por nosso processamento”, afirmou. 

Desapropriação abriu espaço para investimento

Para a criação do Polo Automotivo, foi assinado a desapropriação da área da antiga fábrica da Troller, que pertencia a Ford, em abril. Com isso, o projeto para a instalação da nova unidade da Comexport no local ganhou força, segundo o governador do Estado, Elmano de Freitas. 

A fábrica da Troller estava instalada em um terreno de 126.999,93 metros quadrados e desde 2021, quando a Ford decidiu fechar a unidade, está ocioso. A montadora iniciou as operações em 1995 e trabalhou como marca brasileira até ser comprada pela montadorra americana em 2007. 


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Além da desapropriação da fábrica da Troller, o investimento somente foi possível por duas leis federais que foram aprovadas este ano: o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e a manutenção dos incentivos automotivos para as empresas instaladas no Nordeste, na reforma tributária, segundo o governador. 

“Teremos no Ceará uma fábrica multimarcas que vai trazer a inovação com veículos elétricos ou híbridos, com tecnologias embarcadas de ponta. E esse modelo de negócio é inovador inclusive para o Brasil, e isso somente foi possível com o Mover e a reforma tributária. Se não tivesse aquele artigo não estaríamos aqui hoje”, ressaltou Freitas.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, também reforçou que os investimentos da Comexport no Ceará foram possíveis em razão dos programas Mover e Nova Indústria. 

“São programas que dão mais previsibilidade e segurança jurídica para novos investimentos no Estado. Essa nova fábrica será multimarcas, vai fortalecer emprego e a renda no Ceará e é um movimento muito importante porque a indústria é um setor que agrega valor e está na vanguarda da inovação e tecnologia”, afirmou Alckmin.