Montadora teve de parar produção em unidades devido à falta de componentes em razão da tragédia ambiental no sul do país
Não teve jeito. As férias coletivas foram a solução encontrada pela Volkswagen para contornar a falta de componentes em três fábricas no Brasil em decorrência da trágedia ambiental e das enchentes no Rio Grande do Sul (RS).
Nesta segunda-feira, 20, a montadora alemã interrompeu a produção nas unidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas no estado de São Paulo, e concedeu férias coletivas para os funcionários.
LEIA MAIS:– Chuvas no RS: montadoras projetam reflexos nas vendas de veículos
– Chuvas no RS: emplacamentos de veículos caíram 20% na quinzena de maio
A Volkswagen já havia protocolado as medidas nas fábricas junto aos sindicatos regionais na primeira quinzena de maio. Devido à tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, a fabricante alemã previu que as linhas poderiam ser afetadas pela falta de componentes.
Além de fornecedores situados no estado gaúcho, as enchentes e fortes chuvas também impactaram a logística de transporte. Na última quinta, 16, o presidente da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, disse, inclusive, que a empresa pode recorrer à importação de componentes de outros países na tentativa de não interromper a produção.
As unidades da Volkswagen afetadas pelas enchentes no RS
As fábricas da Volkswagen que entraram em férias coletivas operam em dois turnos. Aa unidadeaAnchieta – onde são feitos Nivus, Saveiro, Virtus e Polo GTS – e Taubaté – na qual é produzida o restante da linha Polo e o Polo TRack – ficarão paradas por 10 dias. Na unidade de motores de São Carlos a paralisação será de 11 dias.
Já a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que atualmente só produz o SUV T-Cross, segue em operação, segundo a empresa.
A nota oficial da Volkswagen na íntegra em relação às férias coletivas e às enchentes no RS
“Em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado estão impossibilitados de produzir nesse momento. Por esse motivo, a Volkswagen do Brasil iniciou hoje (20/5/24) férias coletivas nas fábricas Anchieta, Taubaté e São Carlos. Anchieta e Taubaté terão 10 dias de férias coletivas. A fábrica de motores de São Carlos terá férias de 11 dias para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais, neste momento, seguirá produzindo normalmente. A Volkswagen do Brasil se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”.