Em meio a desafios de custos, Ford projeta lucro de até US$ 11 bilhões

Divisão de modelos elétricos da montadora, a sua grande aposta global, registrou prejuízo no primeiro trimestre

Redacao AB

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Divisão de modelos elétricos da montadora, a sua grande aposta global, registrou prejuízo no primeiro trimestre

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A Ford apresentou ao mercado financeiro na segunda-feira, 22, os detalhes de seu plano para construir milhões de veículos elétricos de forma lucrativa, enquanto expande suas operações mais consolidadas.

Sua meta para o ano, informou a companhia, é de obter um lucro bruto entre US$ 9 bilhões e US$ 11 bilhões. Há também o objetivo de registrar uma margem de lucro de 8% no segmento de elétricos.


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Até 2026, deverão sair das linhas da fabricante 2 milhões de unidades de elétricos. Para analistas internacionais, as metas são ambiciosas para uma empresa que tem um custo operacional de US$ 7 bilhões para cortar.

Os analistas esperam, ainda, que a montadora perca cerca de US$ 3 bilhões em seu negócio de veículos elétricos. No primeiro trimestre, segundo balanço, o prejuízo da unidade cresceu 90% sobre o registrado no primeiro tri do ano passado, somando US$ 722 milhões.

O negócio de carros tradicionais da empresa, por outro lado, faturou US$ 2,6 bilhões, e as operações de frota da montadora registraram US$ 1,4 bilhão em ganhos no janeiro-março.

Redução de custo com retirada de componentes da F-150

A empresa informou que espera simplificar suas operações e aumentar as margens de lucro produtos tradicionais. Para isso, por exemplo, a montadora disse que a próxima geração da F-150 terá 2,4 mil componentes a menos do que o modelo atual.

Um recorte interessante do evento realizado em Wall Street na segunda-feira é o fato de que a montadora está vendo a demanda por seus veículos a combustão crescer, ao passo que investe de forma substancial no segmento de elétricos.


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“A demanda continua superando a nossa capacidade”, disse Kumar Galhotra, presidente da Ford Blue, a divisão de veículos a combustão da montadora.

Galhotra disse, ainda, que embora a Ford espere que suas vendas de veículos tradicionais comecem a cair depois de 2025, os veículos com motores a combustão interna estarão “bem adiantados” na próxima década.

Equilibrar lucrativamente a mudança de veículos tradicionais para veículos elétricos (EVs) é um desafio cada vez mais difícil para as montadoras tradicionais, como a Ford.

Nova geração de elétricos será produzida em 2025

Doug Field, diretor de desenvolvimento de produtos avançados e diretor de tecnologia, disse que a chave para isso é aumentar a eficiência dos seus EVs da próxima geração, que devem começar a produção em 2025.

Field disse também que a abordagem da Ford para criar EVs é radicalmente diferente de sua estratégia tradicional de desenvolvimento de veículos a combustão, enfatizando que o software definirá e controlará muitos novos recursos.

“Os produtos que fabricamos não são salas de estar”, disse Field. “Eles são robôs que se movem e trabalham. E nossa ambição de software vai muito além de como nossos produtos se movem, como eles coletam dados e como eles oferecem suporte às pessoas que os usarão para um trabalho real’, finalizou.