Eletrificação não é suficiente para reduzir emissões de gases de efeito estufa, diz relatório

Documento encomendado por fabricantes de veículos elétricos aponta quais ações a indústria automotiva precisa adotar

Redacao AB

Redacao AB

Documento encomendado por fabricantes de veículos elétricos aponta quais ações a indústria automotiva precisa adotar

Imagem de Destaque

Apesar do investimento em veículos elétricos e infraestrutura, a indústria automotiva não faz o suficiente para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A conclusão é do relatório “Pathway”, encomendado pelas fabricantes de EVs Polestar e Rivian.

O documento, elaborado pela consultoria de gestão global Kearney, aponta que os veículos de passageiros são responsáveis por 15% das emissões mundiais de poluentes. Até 2030, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC) cobra uma redução de 43% nas emissões, mas a indústria automotiva não deverá cumprir o prazo.

Segundo o estudo, o setor automotivo deve gastar todo o orçamento de CO2 até 2035, ano que diversas montadoras definiram como prazo para encerrar as vendas de modelos movidos a combustíveis fósseis. 

VEJA TAMBÉM:

A partir de 2030, Brasil poderá vender 800 mil veículos elétricos e híbridos por ano

Vendas de elétricos e híbridos iniciam 2023 em queda

A chefe de sustentabilidade da Polestar, Fredrika Klarén, destaca que a crise climática é um a responsabilidade compartilhada e que a indústria precisa olhar além das emissões do escapamento dos veículos.

“Este relatório deixa clara a importância de agir agora e em conjunto. Há um custo claro para a inação, mas também há uma oportunidade financeira para os inovadores que encontram novas respostas para os desafios que enfrentamos”, afirma.

O que a indústria automotiva precisa fazer?

O relatório sugere três planos de ações para a indústria automotiva de todo o mundo adotar a fim de reduzir suficientemente as emissões de gases de efeito estufa.

O primeiro é determinar a velocidade em que os carros movidos a combustão serão substituídos, além de estabelecer prazos mais firmes para a produção. Em segundo lugar, a proposta é aumentar o uso de energia renovável nas redes elétricas em todo o mundo. 

A segunda proposta é que as redes elétricas em todo o mundo usem mais energia renovável, garantindo, por sua vez, que os carros elétricos possam ser o mais ecológicos possível, carregando com energia verde.

Por fim, o relatório propõe maior investimento em descarbonização nas cadeias de suprimentos, com o uso de materiais com baixa emissão de CO2 na fabricação e soluções de energia renovável na manufatura.