De janeiro a abril foram licenciadas 5,8 mil unidades, 3,5% a mais que em iguais meses do ano passado
Com apenas 19 dias úteis, o mês de abril teve 1,5 mil ônibus emplacados, queda de 14,5% na comparação com março. A média diária de vendas em abril se manteve na casa das 80 unidades. No acumulado do ano foram entregues 5,8 mil ônibus, o que resulta em leve alta de 3,5% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2021, de acordo com dados da Fenabrave.
A entidade que reúne as associações de concessionários atualizou seus números na terça-feira, 3. “O segmento está com resultados positivos em razão do crescimento do volume de passageiros transportados, como reflexo do aumento de preço dos combustíveis”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.
Projeções devem ser revistas
No entanto, o executivo admite que esse crescimento ocorre sobre uma base de comparação muito baixa, já que o segmento foi o mais prejudicado nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia. No início de 2022 a Fenabrave estimou 19,2 mil ônibus emplacados e alta de 8% sobre o ano anterior, mas pode ajustar essa estimativa em um ou dois meses.
Além da recuperação no transporte de passageiros, a atividade turística também ganhou impulso este ano com o fim de restrições provocadas pela Covid-19.
A Mercedes-Benz mantém a liderança do mercado, com 3,1 mil ônibus e 53,6% de participação no acumulado dos quatro meses. A seguir vem a Marcopolo, com 1,2 mil unidades e fatia de 20%. Da Volkswagen, foram 1,1 ônibus. Sua participação está em 18,2%.