Fabricante japonesa se envolveu em casos polêmicos que resultaram até em mortes
A Toyota voltou aos holofotes, mas desta vez o motivo não foi bom. A montadora japonesa admitiu fraudes em testes de motores diesel a fim de obter melhores números de potência e torque.
A marca suspendeu temporariamente as vendas de alguns modelos, inclusive da picape Hilux, que, segundo a fabricante, não teve unidades envolvidas no Brasil.
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Esta não é a primeira vez (e pode não ser a última…) que a empresa se envolve em um caso para lá de polêmico. Reunimos alguns exemplos de escândalos que tiveram envolvimento direto ou não da maior montadora de carros do mundo.
Manipulação de resultados de SUV que será feito no Brasil
A Daihatsu, marca controlada pela Toyota, protagonizou um caso bastante controverso no fim de 2023. A empresa suspendeu as vendas de seus veículos após denúncias de que os resultados de testes de segurança e de emissões dos seus carros haviam sido falsificados.
Entre os modelos envolvidos estava o Daihatsu Rocky, base do projeto do Toyota Yaris Cross, que será fabricado no Brasil a partir de 2024. As irregularidades afetam um lote de 64 modelos Daihatsu e Toyota, assim como outros fabricados para as marcas conterrâneas Mazda e Subaru.
Os testes de colisão do Yaris Ativ
Antes da fraude nos motores diesel, a Toyota já havia sido duramente criticada por ter “trapaceado” em um teste de colisão do Yaris Ativ.
O caso eclodiu em maio de 2023. Para obter melhores resultados nas provas de colisão lateral, engenheiros da Daihatsu (marca controlada pela Toyota) colocaram reforços nas portas do veículo.
O escândalo rendeu um pedido público de desculpas por parte de Akio Toyoda, presidente do conselho executivo da Toyota, e a suspensão das vendas do modelo na Tailândia.
Marca de caminhões fraudou testes por 20 anos
Até no segmento de caminhões a Toyota já esteve em maus lençóis. Em 2022, a empresa encerrou uma parceria duradoura com a Hino Motors após descobrir que a marca fraudava dados de emissões de seus veículos havia 20 anos.
A farsa foi descoberta após uma vistoria realizada pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão. O órgão constatou que a Hino falsificava dados de testes de consumo e emissões desde 2003.
Aceleração involuntária
O caso mais famoso (e o com maiores proporções) aconteceu em 2009, quando donos de Corolla reportaram casos de aceleração involuntária nos Estados Unidos. Para piorar, 19 mortes foram relacionadas ao problema.
Inicialmente, a culpa recaiu sobre o tapete do lado do motorista. Por não ser fixado no assoalho, ele poderia escorregar em direção ao pedal do acelerador e pressioná-lo. No fim das contas, a Toyota fez um recall de 5,5 milhões de unidades de sete modelos diferentes para a substituição dos tapetes.
Porém, a Toyota descobriu uma nova falha no sistema do acelerador que podia travar o pedal acionado. Foi obrigada a fazer um novo recall e pagar multa de US$ 1,2 bilhão.