Cubo Itaú lança hub de mobilidade urbana

Projeto vai concentrar iniciativas voltadas ao deslocamento de pessoas

Victor Bianchin

Victor Bianchin

Projeto vai concentrar iniciativas voltadas ao deslocamento de pessoas

Imagem de Destaque

O Cubo, braço do Itaú para fomento de startups, anunciou ontem a criação do Smart Mobility, um hub que irá reunir iniciativas de mobilidade urbana. O objetivo é estimular o setor e abrir espaço para a criação de novos serviços na área.

O banco incluiu na iniciativa seus quatro serviços atuais de mobilidade: o Bike Itaú, que oferece bicicletas por locação em várias cidades do Brasil, o ICarros, marketplace para venda de veículos, a ConectCar, empresa de pagamento para pedágios e estacionamentos, e o novo Vec Itaú, para compartilhamento de carros elétricos.

Já há vários projetos em andamento no hub. O Bike Itaú, em parceria com a Tembici, está desenvolvendo modalidades em que o serviço poderá ser usado com integração entre diferentes modais. Já o Vec Itaú vai inaugurar suas primeiras estações de compartilhamento de carros elétricos até o fim de 2022 na cidade de São Paulo, sendo que uma delas ficará na sede do Cubo, no bairro da Vila Olímpia. Por sua vez, o iCarros está desenvolvendo uma inteligência de recomendação de compra ou uso do carro de acordo com a necessidade do cliente.

A Tim e a Stellantis são parceiras no projeto. A primeira irá permitir que as startups façam testes usando a nova tecnologia 5G e a segunda irá ajudar a estabelecer parcerias relacionadas a mobilidade e ao setor automotivo. O hub pretende dar apoio a iniciativas B2B e B2C e permitir que surjam novas startups focadas em mobilidade, formando um ecossistema unificado.

“O lançamento do hub propiciará um sistema que funciona como um laboratório para o desenvolvimento de novos serviços e programas que nos ajudem a atingir nosso propósito de viabilizar o acesso das pessoas a soluções de mobilidade”, afirmou Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco, em nota. “Estar presente no Cubo Smart Mobility será uma oportunidade para as marcas acessarem com facilidade o ecossistema de startups qualificadas”, disse.