Marca ressalta importância do Polo Automotivo de Betim, que traz excelência para desenvolver carros feitos no Brasil para os brasileiros
O ano de 2021 ainda não terminou, mas já está marcado na história da Fiat no Brasil. Além de celebrar 45 anos de atividades no país, a empresa tem outro motivo para lembrar deste ano com muito carinho: a retomada da liderança de vendas.
De janeiro a novembro, ninguém comercializou mais carros do que a Fiat. No período, a marca acumulou participação de mercado de 22,1% no país. De quebra, a empresa também liderou o ranking na América do Sul, com 14,1% de participação nas vendas totais no mesmo intervalo de meses.
“Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações em Betim (MG) e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, afirmou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.
“Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou o executivo.
Polo Automotivo de Betim acompanha tendências do mercado
Parte da façanha se deve à eficiência do Polo Automotivo de Betim, uma das maiores fábricas de automóveis do planeta e a maior planta da Stellantis no mundo.
O grupo, aliás, foi constituído em janeiro deste ano a partir da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. Assim nasceu um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.
O Pólo Automotivo de Betim está em processo permanente de modernização e recebe contínuos investimentos para estar no topo da tecnologia automotiva.
Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0.
O complexo mineiro também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade produtiva de 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. De lá saem três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.
Hoje, o Pólo Automotivo de Betim é capaz de realizar todas as fases do desenvolvimento de um veículo de classe mundial.
Liderança se faz com carros de sucesso
Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo Automotivo aos longo dos anos:
“O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero”.
Agora chamado de Tech Center Stellantis South America, o antigo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli continua reunindo profissionais criativos e talentosos. Hoje, o complexo é referência mundial em tecnologia flexfuel, desenvolvimento de picapes pequenas e médias e em dinâmica veicular, sobretudo suspensão.
Com tudo isso, hoje os brasileiros são capazes de “oferecer nossas competências ao mundo”, nas palavras de Tonani. Prova disso é o número de veículos desenvolvidos no Brasil que se tornaram sucesso de mercado, como os Fiat Strada e Toro. O exemplo mais recente é o Fiat Pulse, o primeiro SUV da marca completamente desenvolvido e produzido em Betim
Tonani ressalta que as competências desenvolvidas e acumuladas servem mais do que apenas à empresa. “São um patrimônio da sociedade. Estamos desenvolvendo conhecimento e mão de obra. Isto significa crescimento humano e crescimento tecnológico para toda a sociedade”, acrescenta.
Nova Strada atinge a liderança de vendas
De todos os modelos produzidos pela Fiat em Betim na atualidade, nenhum deles acumula tanto sucesso quanto a Strada, líder absoluta de vendas na categoria há mais de duas décadas.
Lançada em junho de 2020, a segunda geração foi completamente renovada. Seguindo o DNA de inovação presente desde os primeiros anos da Fiat no país, a Strada trouxe a inédita cabine dupla de quatro portas e, única na categoria, com espaço para cinco ocupantes.
Neste ano, a Strada ganhou duas importantes novidades: a esperada transmissão automática e a inédita versão Ranch, que trouxe exclusividade e sofisticação à gama.
Tudo isso deve alavancar os resultados já impressionantes da picape, que acumulou mais de 100 mil unidades emplacadas até novembro de 2021 e tem tudo para fechar o ano como o carro mais vendido do Brasil.
Pulse: nascido para o sucesso
O ano também marcou a estreia da Fiat na categoria de SUVs compactos com o Pulse. Ciente da importância de ingressar em um dos segmentos mais aquecidos do país, a empresa trouxe o Pulse.
Definido como um autêntico SUV com design italiano, atraente e moderno, o Pulse também seduz pelo bom pacote de equipamentos, incluindo faróis e lanternas em LED de série, que completam o visual requintado.
Na traseira, as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, enquanto o para-choque traz um desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse. Já os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, mostram que o SUV está apto para qualquer situação.
A fórmula não poderia ter sido mais acertada. Com exatas três semanas desde a apresentação do modelo no mercado nacional, 9 mil consumidores reservaram suas unidades por meio da pré-venda no site da marca.
“Fazendo um exercício hipotético, se emplacássemos esses veículos em um mesmo mês, o Fiat Pulse seria o líder do ranking de vendas no Brasil”, celebrou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
O Pulse não foi reconhecido apenas pelos consumidores. O SUV conquistou importantes prêmios logo após seu lançamento, como o Prêmio Design MCB, certificação promovida pelo Museu da Casa Brasileira, na categoria Transporte.
Outra conquista foi na categoria principal do Carro do Ano, premiação promovida pela revista Autoesporte que está em sua 55ª edição e é uma das mais importantes do setor automotivo nacional.
Argo avança e assume a liderança
Lançado em 2017, o Argo rapidamente se consolidou como um dos grandes sucessos da Fiat no Brasil e também teve bons momentos em 2021. Em outubro deste ano, o hatch assumiu a liderança do mercado de automóveis de passeio na primeira quinzena do mês.
A linha do Argo traz premissas desejadas pelo consumidor, como a central multimídia UConnect 7”, que é um equipamento de série desde a versão Drive 1.0. No total, são seis versões, incluindo a aventureira Trekking, e três opções de motorização: 1.0, 1.3 e 1.8.
Fiorino se renova com melhorias em consumo e segurança
Quem também se renovou neste ano foi a Fiorino. Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, o modelo trouxe novo design exerior e interior totalmente renovado.
O veículo ficou ainda mais seguro com a adoção dos controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.
Na parte mecânica, a engenharia da Fiat fez melhorias na motorização 1.4 EVO Flex, que entrega até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol. Além de atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7), o conjunto ainda obteve uma redução de até 11,8% no consumo de combustível.
Todas as melhorias complementam os atributos que fizeram a Fiorino ser uma das opções favoritas de empresários e frotistas, evoluindo um projeto idealizado para o trabalho, com tamanho na medida para o uso urbano e baixo custo de propriedade.
Nova Toro evolui em estilo, desempenho e tecnologia
Outra novidade revelada em 2021 foi a Fiat Toro. O desenvolvimento do novo veículo foi realizado com base em quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.
Elogiada pelo design moderno e de personalidade, a Toro trouxe um desenho ainda mais moderno na dianteira. Além disso, o interior foi completamente renovado, com direito a novo painel de instrumentos e console central.
Uma das novidades mais notáveis está debaixo do capô. O eficiente motor Turbo 270 foi desenvolvido com tecnologia global e é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Existem ainda opções com motorizações flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas.
Na conectividade, a Toro trouxe carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” com tela posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados, que inclui serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo.
A picape também ganhou mais itens de tecnologia. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que inclui frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e painel digital com tela de TFT de 7 polegadas.
A linha 2022 da nova Toro é composta por nove versões para atender suas necessidades. O que não mudou é sua proposta versátil para servir tanto ao trabalho quanto ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes mais caros e de porte maior.