Eletrificação e esportividade na mobilidade do futuro da Mercedes-Benz Automóveis

Matthias Luehrs, Head de Vendas & Marketing de Automóveis da região Overseas, fala das estratégias da marca alemã para o Brasil e o mundo

Redação AB

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Matthias Luehrs, Head de Vendas & Marketing de Automóveis da região Overseas, fala das estratégias da marca alemã para o Brasil e o mundo

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A Mercedes-Benz tem uma trilha muito bem definida para a América Latina, mais especificamente para o Brasil, nos próximos anos. A empresa aposta no sucesso de seus modelos 100% elétricos, dos veículos que carregam o DNA esportivo da Mercedes-AMG e numa jornada de compra capaz de fidelizar ainda mais clientes. Tais apontamentos foram feitos por Matthias Luehrs, Head de Vendas e Marketing da marca para a região conhecida como Overseas.

Luehrs, 60, faz parte da empresa desde 1987. Embora tenha nacionalidade alemã, nasceu e viveu por quase uma década no Equador. À época, o pai do executivo trabalhava como comerciante de bananas e, não à toa, morou por um bom tempo no país vizinho – um dos maiores exportadores da commodity do mundo.

Com amplo conhecimento do mercado latino-americano, tanto por suas experiências pessoais quanto profissionais, Luers é referência dentro da Mercedes-Benz quando se trata da região. Em entrevista concedida à Automotive Business, além de apontar o futuro da centenária montadora no Brasil, o executivo nos deu panorama sobre as expectativas da gigante alemã em âmbito global.

O futuro da Mercedes-Benz no Brasil e no mundo

Vendas globais e foco em elétricos


             Executivo lembra o desafio da falta de semicondutores para as vendas globais

A Mercedes-Benz teve um excelente desempenho em vendas de automóveis em 2022 ao redor do mundo. O volume total entregue para os clientes chegou a 2 milhões – apenas 1% a menos que o registrado em 2021.
“Foi um ano desafiador. Vendemos um pouco menos que 2021 e este, claro, não era nosso objetivo. Fomos, contudo, muito prejudicados pela falta de semicondutores”, esclarece Matthias Luehrs. 

“Vale frisar, no entanto, que tivemos grande demanda durante todo o período em todo o mundo”, completa o executivo.

Além da alta demanda, a marca comemorou o crescimento nas vendas de seus veículos elétricos. Se comparado ao volume comercializado em 2021, houve aumento de expressivos 124% em emplacamentos no ano passado.

“Nossos automóveis elétricos tiveram ótimo desempenho. Até mesmo porque, nosso portfólio dentro do segmento cresce rapidamente”, destaca o Head Regional de Vendas e Marketing da marca alemã. 

No entanto, Luehrs atribui tal sucesso não apenas ao aumento da gama. De acordo com o executivo, investimentos em infraestrutura realizados por Estados Unidos, China e países europeus, três mercados representativos, contribuíram para o êxito. 

Além disso, regulamentações governamentais referentes às emissões de dióxido de carbono também pavimentaram – e aceleraram – o caminho da Mercedes-Benz rumo à eletrificação.

“Com nosso excepcional portfólio de produtos constatamos que os veículos deste segmento têm se tornado alternativa para nossos clientes, com bons números em vendas em todo o mundo. Isso, variando de região para região, obviamente”, afirma Luehrs.

Mercedes-Benz incentiva eletrificação no Brasil


             Mercedes EQE, o mais recente lançamento da estratégia de eletrificação da marca no país

E o Brasil, claro, não foge à regra. A Mercedes-Benz já vende por aqui cinco de seus modelos elétricos da sub-marca Mercedes-EQ, sendo dois sedans (EQE 300 e Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+) e três SUV’s (EQA 250, EQB 250 e  EQC 400 4MATIC). 

Para enriquecer a gama, a fabricante pretende trazer, ainda este ano, novos modelos e ampliar seu portfólio elétrico.

“O Brasil é um dos maiores mercados do mundo e não vimos motivo algum para não oferecer nossos modelos elétricos no país”, comenta Matthias Luehrs. 

Por falar em crossovers e SUVs, a oferta de novos utilitários esportivos também faz parte da estratégia da marca em território nacional. “Existe uma base de clientes que pretende ter SUVs. SUVs estão em voga, claro, no mundo todo”, salientou o executivo.

Dessa forma, a Mercedes-Benz passa a oferecer toda a sua gama de veículos 100% elétricos em nosso país. “Muitos de nossos clientes brasileiros viajam para vários continentes do mundo, e veem nesses locais quais produtos oferecemos. Por que não oferecer, então, nosso portfólio completo no Brasil?”, indaga Luehrs.

A importância do mercado brasileiro para a marca

A Mercedes-Benz, segundo Matthias Luehrs, enxerga o Brasil como uma região estratégica para a mobilidade do futuro. 

“O Brasil é o maior mercado do continente e a Anfavea, inclusive, pretende avançar nessa questão.  Enxergamos um futuro brilhante para o Brasil no campo da eletrificação”, ressalta.

Modelos da Mercedes-AMG batem recorde de vendas


             Mercedes-AMG bateu recordes de vendas no Brasil e no mundo

Além da eletrificação, a montadora alemã se destaca em segmentos bastante exclusivos e de nicho. Em 2022, a Mercedes-AMG, braço esportivo da empresa alemã, bateu recorde de vendas no Brasil. Foram mais de 800 unidades da divisão emplacadas em nosso país.

“Nossa estratégia de vender produtos ainda mais tecnológicos e luxuosos, como os da Mercedes-AMG, tem funcionado tanto no Brasil quanto no resto do mundo. É um verdadeiro fenômeno e, certamente, continuaremos a vender mais modelos com essas características”, comenta Matthias Luehrs. 

Para atender ao crescente número de proprietários de veículos Mercedes-AMG, a empresa passou a promover diversas ações durante todo o ano a fim de engajar os clientes. Todas as atividades são desenvolvidas em conjunto com os AMG Performance Centers espalhados pelo país.

Vale ressaltar que, atualmente o portfólio completo da Mercedes-Benz, incluindo os modelos da Mercedes-AMG, é composto por cerca de 30 diferentes versões entre sedãs, cupês e SUVs. 

De acordo com a empresa, cerca de 20 novos modelos chegarão ao nosso mercado em 2023. O objetivo é oferecer uma gama ainda mais completa e atual em território nacional.

Futuro da Mercedes no Brasil e no mundo: Inovação e Renovação


             MBUX Hyperscreen é exemplo da conectividade a bordo entre os focos da marca

Embora tenha 136 anos de idade, a Mercedes-Benz não deixa de inovar e de se reinventar. Antes de entrar, inclusive, nos mais recentes adventos da companhia, é importante lembrar que falamos simplesmente da empresa inventora do automóvel.

Não só isso: da companhia que mais tem patentes no mundo. A Mercedes-Benz, preocupada com a segurança veicular e da mobilidade, foi protagonista em itens de suma importância, como o ESP (o controle eletrônico de estabilidade) e os airbags.

Mais de 40 sistemas ativos de assistência a condução ajudam a aumentar a segurança automotiva, tornando o ato cotidiano de dirigir mais confortável. A função ativa de troca de faixas por exemplo, permite que uma ultrapassagem sobre veículos mais lentos, incluindo a troca de faixas, seja feita de forma automática quando o piloto automático está acionado. 

“Temos sempre de seguir esses padrões de alta qualidade preestabelecidos, esse rico legado. Além disso, as pessoas também buscam novas soluções e, justamente por isso, sempre buscamos inovar”, salienta Luehrs.

Inovações estas que seguem na vanguarda da indústria automotiva mundial. A Mercedes-Benz vende os automóveis autônomos mais avançados e certificados do planeta com o Drive Pilot, sistema de condução autônoma SAE Nível 3 já disponível na Alemanha e em breve nos EUA Quando se fala em estacionamento inteligente, a marca já está em outro nível: o Intelligente Park Pilot é o primeiro e único sistema certificado SAE Nível 4 para que o ato de estacionar seja feito de forma autônoma.

Modelos como o EQS também têm o inovador MBUX Hyperscreen, que chama a atenção por ocupar todo o painel, integrando todos os instrumentos.

“Para continuar evoluindo, precisamos dos melhores engenheiros, dos melhores times. Assim, conseguimos fazer jus ao que a empresa vem fazendo há 136 anos”, destaca Matthias Luehrs.

Experiência do cliente

Ola Källenius, Chairman of the Board of Management of Mercedes-Benz Group AG, costuma dizer que trabalha em uma startup centenária muito por conta do que já foi citado anteriormente. Também pela inquietude que a companhia tem, que sempre a leva a otimizar a experiência do cliente.

Pensando nisso, a Mercedes-Benz começa a estudar maior digitalização do processo de compra de seus produtos. A ideia é criar uma jornada  capaz de dar ao consumidor a liberdade para escolher se pretende ir a uma revenda para fechar a compra ou se prefere realizar todos os procedimentos de casa – inclusive receber o automóvel para test-drive. 

“Temos de oferecer formatos diferentes para os nossos clientes, e não impor a eles um único formato”, explicou Matthias Luehrs. “Este é um processo que nenhuma outra empresa ainda implementou. Já somos capazes de fazer isso em alguns países e, esperamos que também o faremos no Brasil futuramente”, garante o executivo.

Por fim, Luehrs disse ainda que a Mercedes enxerga com bons olhos o metaverso. “É um espaço muito interessante. Estamos o estudando de forma a oferecer nossos valores e ativos por lá. Esperem por surpresas”, adianta.

Marca será 100% elétrica até o fim da década


             “Na Europa, nossas instalações já são carbono neutro, mas queremos estender isso aos fornecedores e revendedores”, diz Luehrs

Uma empresa de vanguarda como a Mercedes-Benz não poderia deixar de ter uma agenda ESG adequada. A empresa já declarou que ficará totalmente elétrica até 2030, onde as condições do mercado permitirem. Além disso, sua nova frota de veículos pretende atingir a neutralidade de CO2 em 2039. E a iniciativa do fabricante não se restringe aos seus produtos.

“Em nosso plano “Ambition 2039 ”, nos colocamos o objetivo de fazer nossa frota de novos automóveis neutra em CO2 até 2039. Na Europa, nossas instalações já são neutras em carbono e também estamos exigindo de nossos fornecedores e revendedores para compartilhar nossa compreensão da sustentabilidade e agir de acordo com nossos padrões, além de transmiti-los dentro de sua cadeia de valor”, garante Matthias Luehrs. “Esta é uma parte fundamental da nossa agenda ESG.”

Além disso, a fabricante, uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos na Fórmula 1, tem ajudado a levar a categoria, ápice do automobilismo mundial, a tomar rumos mais sustentáveis. 
“Temos uma longa história na F-1 e acreditamos que a adoção de novas tecnologias é extremamente benéfica para o esporte a motor”, ressalta Luehrs. 

“Não ficaria surpreso em ver, por exemplo, a Fórmula 1 com um ambiente carbono neutro no futuro”, finaliza o executivo. Isso, claro, com a ajuda da Mercedes-Benz, campeã do mundial de construtores por oito anos consecutivos.