Conheça a estratégia da ZF que fortalece a inovação no Brasil

Há 65 anos no Brasil, empresa mantém no país um hub de novas tecnologias para o mercado

Redação AB

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Há 65 anos no Brasil, empresa mantém no país um hub de novas tecnologias para o mercado

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Pensar o futuro depende do passado e, quando se fala em novas tecnologias automotivas, esta máxima está mais do que presente. Veículos autônomos, elétricos e conectados estão na ordem do dia por causa de sistemas desenvolvidos por anos por empresas que têm a tecnologia em seu DNA

Presente há 65 anos no Brasil, a ZF, multinacional de origem alemã, tem 13 unidades, dentre fábricas, escritórios e centros de distribuição na América do Sul, sendo nove delas no Brasil. Suas plantas produtivas e centros de distribuição são referências globais da empresa que, além de atuar no setor automotivo, está fortemente presente em segmentos como o agrícola, de construção e embarcações. 


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Segundo a empresa, o agronegócio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo, utilizando-se das mais diversas ferramentas digitais e de conectividade para se atingir a excelência em produtividade. A ZF, reconhecida por ser uma fornecedora global de tecnologias para a mobilidade, faz do seu Centro de Competência de Eixos Agrícolas no Brasil um dos hubs mundiais tecnológicos para o mercado agrícola. 

Novas tecnologias automotivas passam por sistemas de segurança


             Linha de montagem de airbags de cortina na unidade de Limeira (SP)

Ao longo dos anos, a companhia nacionalizou diversas tecnologias indispensáveis ao setor automotivo e de mobilidade, muitas delas de forma pioneira. A estratégia estimula a economia local, desenvolvendo a indústria nacional e favorecendo a inovação e tecnologia. 

A empresa foi a primeira a produzir eletrônicos para segurança automotiva no mercado, a partir de 2013. Desde então, continua a ser a única a fabricar esses componentes no País. 


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Confira alguns dos destaques em tecnologias que equipam veículos de passeio e comerciais que a ZF nacionalizou:

  • •    Coluna de Direção Elétrica – EPS (Electric Power Steering), em Limeira
  • •    Freio de Estacionamento Elétrico – EPB – Electric Parking Brake, em Limeira
  • •    Transmissões automatizadas para veículos comerciais, em Sorocaba
  • •    Eixos agrícolas, em Sorocaba
  • •    Airbags laterais e do tipo cortina, em Limeira
  • •    Componentes eletrônicos para Controle de Estabilidade (ESC – Electronic Stability Control), em Limeira – em 2023

             ZF também foi pioneira na nacionalização do freio de estacionamento eletrônico

Vale ressaltar que a ZF é líder global no fornecimento do EPB, conhecido aqui como freio de estacionamento eletrônico, com cerca de 150 milhões de unidades vendidas.

A nacionalização desses componentes faz parte de uma estratégia de avançar com o fornecimento para montadoras no Brasil e Argentina. A empresa trabalha com o objetivo de localizar componentes sempre que a demanda for comprovada. Com isso, vem produzindo pioneiramente uma série de novos componentes em suas unidades brasileiras. 

Olho no futuro sem descuidar do presente

A companhia mantém globalmente uma operação que gera € 4,8 bilhões em vendas globais, opera em 168 unidades em 32 países e gera 165 mil empregos diretos. 

Além de atender às necessidades das montadoras e fabricantes de implementos, a ZF tem no segmento de reposição um dos seus maiores mercados. 

Na América do Sul, a ZF Aftermarket se baseia em um portfólio líder no mercado de reposição com suas marcas LEMFÖRDER, SACHS, TRW, WABCO e ZF. Com estrutura regional de excelência, programas, plataformas digitais e extensa rede de serviços, a ZF Aftermarket e suas marcas garantem uma ampla cobertura de mercado e soluções diferenciadas para toda a cadeia de reposição. 

ZF tem pessoas, comunidade e meio ambiente como pilares de crescimento


             Jovens do Projeto Pescar recebem apoio profissionalizante da ZF para o primeiro emprego

Segundo a companhia, uma série de ações que fazem parte da jornada de transformação cultural tem o objetivo de integrar grupos de afinidade em torno de um programa: o “Embaixadores da Diversidade”. A partir da troca de experiências, o programa educa, cria propósitos e potencializa a diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

Segundo a ZF, esta iniciativa começou com cerca de 80 embaixadores, de todos os níveis organizacionais, desde estagiários a diretores. Os colaboradores foram divididos de acordo com tópicos como etnia e raças, pessoas com deficiência, gênero e orientação sexual, nacionalidade, além de um grupo com foco social, baseado em renda, educação e ocupação.

A companhia mantém ainda ações para as comunidades em que está inserida. Implantou o Projeto Pescar, que atende jovens entre 16 e 18 anos com o curso de “Iniciação à Mecânica Industrial Básica Industrial”.

Após o término do curso, os jovens continuam sob o acompanhamento da ZF, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho. Muitos deles são indicados internamente para o Programa de Aprendizagem da ZF, como primeiro emprego.


             A ZF alcançou aterro zero em sua unidade 1 de Sorocaba (SP)

A ZF também tem metas ligadas ao meio ambiente. A companhia, por exemplo, trabalha com ações para eliminar desperdícios, reutilização de materiais e recursos e economia de água e energia. As fábricas de Limeira e a Unidade 2 de Sorocaba, em São Paulo, são consideradas “Aterro Zero”.  

Com isso, os resíduos gerados pelas plantas industriais são encaminhados para reciclagem, reutilização ou tratamentos específicos, como a blindagem, coprocessamento e destinados à produção de cimento.

A meta do Grupo ZF a longo prazo é ser globalmente neutra para o clima até 2040, sendo que o prazo de redução de 80% de emissões é até 2035 em comparação a 2019. 

ZF: Inovação rumo à mobilidade do futuro


             Linha de eletrônicos para segurança em Limeira

Com o seu DNA em inovação nestes mais de 100 anos de existência no mundo, a ZF desenvolve sistemas para a nova fronteira da indústria automotiva, de acordo com as necessidades dos mercados em que atua.

Há 65 anos no Brasil e na América do Sul, além de continuar desenvolvendo produtos, sistemas inteligentes e manter sua expertise a favor da mobilidade, a ZF planeja continuar com sua estratégia e trazer para o Brasil novas tecnologias no campo relacionadas às tendências de sistemas avançados de assistência ao motorista, eletromobilidade e conectividade, abrindo novos caminhos e possiblidades por meio de suas constantes pesquisas e inovações.