Conselho da Tupy indica Fernando de Rizzo para presidente

Fernando Cestari de Rizzo assumirá a presidência da Tupy em 2 de abril

Redacao AB

Redacao AB

Fernando Cestari de Rizzo assumirá a presidência da Tupy em 2 de abril

Imagem de Destaque

O conselho de administração da Tupy, uma das principais fabricantes de blocos de motor e componentes fundidos e usinados para o setor automotivo com fábricas em Joinville (SC) e Mauá (SP), escolheu Fernando Cestari de Rizzo como seu novo presidente, sucedendo a Luiz Tarquínio Sardinha Ferro, que está no cargo desde 2003. Rizzo, que é o atual vice-presidente responsável pela unidade de negócios para o setor automotivo, assumirá a nova função no próximo 2 de abril. A empresa ainda não definiu quem ficará no lugar de Rizzo para a função de VP na divisão automotiva.

Há mais de 20 anos na empresa, Rizzo iniciou sua carreira na Tupy como estagiário, trabalhando nas áreas de engenharia e planejamento estratégico. Em 2004, assumiu a vice-presidência da área de vendas e marketing e desde 2012 atuava como VP da unidade de negócios automotivos, core business da companhia responsável por 90% do faturamento. Além dela, a Tupy mantém uma divisão que atende outros segmentos da indústria e construção com a produção de conexões de ferro maleável e perfis contínuos.

A mudança de presidente é um marco para a Tupy, que em 2003 elencou Tarquínio para assumir sua gestão como o objetivo de definir os novos rumos a fim de superar problemas financeiros graves enfrentados na época. Após uma reestruturação inicial, a Tupy retomou o fôlego, permitindo inclusive que comprasse duas empresas de fundição no México (leia aqui), o que lhe conferiu o status de líder global do segmento de blocos e cabeçotes de ferro para motores. Depois disso, Tarquínio ainda conduziu o regresso da empresa aos mercados de capitais, por meio de oferta subsequente de ações, adesão ao novo mercado e, por fim, emissão de títulos de dívida com prazo de 10 anos no mercado internacional.

“Temos fundamentos sólidos, construídos nos últimos anos, com exposição relevante aos mercados internacionais de transporte, infraestrutura e agricultura, todos em franca expansão, além de um modelo de negócios focado na parceria com o cliente, tecnologia e valor agregado”, afirma Rizzo. “Agora, com a companhia plenamente ajustada, nosso desafio é dar maior velocidade ao seu crescimento, e capturar novas oportunidades de negócios no Brasil e no exterior, com vistas à rentabilidade”, indica.

Formado em Engenharia Mecânica pela FAAP, Rizzo possui MBA pela Indiana University (Estados Unidos) e especializações na FVG e Stanford School of Business.