Confirmado para o Brasil, novo Chevrolet Blazer surge nos EUA

SUV elétrico de 564 cv deve ser lançado por aqui apenas em 2024

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

SUV elétrico de 564 cv deve ser lançado por aqui apenas em 2024

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A Chevrolet apresentou na terça-feira, 19, os detalhes do novo Blazer. Bem diferente do homônimo vendido por aqui entre 1995 e 2010, o carro será um dos modelos elértricos oferecidos pela empresa no Brasil. Seu lançamento deve acontecer em 2024.

O design esportivo é um dos chamarizes do novo Blazer EV – a sigla faz referência a “Electric Vehicle” (ou “veículo elétrico, em bom português) e acompanha todos os modelos elétricos da Chevrolet.

Blazer com cara de Camaro

As linhas são diferentes de tudo que existe na gama atual de produtos da empresa. Na frente, faróis e grade formam um único conjunto de LEDs, posicionado acima da “grade” dianteira – que é fechada por se tratar de um veículo movido a eletricidade. Um detalhe charmoso é que os faróis indicam o nível de carga das baterias durante o carregamento: eles fazem uma iluminação sequencial, que aumenta de velocidade e intensidade conforme a recarga se aproxima do fim.

Outros elementos, como a curvatura bem sinuosa do teto e as rodas grandes, reforçam a inspiração nos modelos esportivos da Chevrolet, como os icônicos Camaro e Corvette.

Na cabine, destaque para uma enorme tela tátil de 17,7 polegadas, que fica ao lado de uma tela de 11 polegadas que faz as vezes de quadro de instrumentos. Chama atenção a ausência de botões físicos, além das grandes saídas de ar-condicionado circulares em posição mais baixa – como acontece no Camaro.

Mais de 560 cv e de 500 km de autonomia

Infelizmente, a Chevrolet não liberou todas as informações técnicas do Blazer EV. Por ora, sabe-se que a versão SS terá 564 cv e torque instantâneo de 89,6 kgfm. Caso o motorista ative um modo de condução chamado WOW (de Wide Open Watts), o SUV será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Quanto à autonomia, a fabricante divulga até 515 km na versão SS sem a necessidade de recarga. Nas configurações 2LT e SS, os números informados foram de 471 km e 467 km, respectivamente. A menor autonomia é da versão 1LT, que pode rodar até 397 km com uma única carga.

Caso utilize um carregador rápido de até 190 kW, o Blazer EV poderia recuperar até 125 km de autonomia em 10 minutos, dependendo da versão, aponta a empresa.

Dirigir sem as mãos

O Blazer EV será o primeiro carro da Chevrolet a oferecer o sistema Super Cruise de condução inteiramente autônoma. Com isso, o condutor pode tirar as mãos do volante enquanto o veículo é dirigido sem a intervenção humana – como acontece no famoso Autopilot da Tesla. O funcionamento, porém, será limitado a algumas vias dos Estados Unidos e Canadá mediante o pagamento de uma mensalidade.

A versão SS sairá de fábrica com tração integral, enquanto as variações 1LT e 2LT virão com tração dianteira. A configuração 2LT, porém, pode receber o sistema integral como opcional. Quem optar pela versão RS poderá escolher entre tração dianteira ou traseira de série, ou integral por um custo extra.

O SUV será comercializado no seu país de origem em quatro versões de acabamento: LT, 2LT, RS e SS. Os preços variam entre US$ 44.995 e US$ 65.995 – ou algo em torno de R$ 243.769 a R$ 357.541.

As versões LT e RS chegam às revendas dos EUA no último trimestre do ano, enquanto a SS (que deve ser a escolhida para o mercado brasileiro) estreia em 2023. Já a 1LT será lançada apenas no início de 2024.