Como a GM “economizou” para manter a S10 no pódio… ou até subir um degrau

Autorama Podcast entrevista Suelen Arice, gerente de marketing da Chevrolet, sobre a renovada picape média; programa ainda aborda VW T-Cross 2025 e a híbrida BYD Shark no Brasil

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Autorama Podcast entrevista Suelen Arice, gerente de marketing da Chevrolet, sobre a renovada picape média; programa ainda aborda VW T-Cross 2025 e a híbrida BYD Shark no Brasil

Imagem de Destaque


Nós, da imprensa automotiva, sempre criamos quando um carro já está pegando poeira no mercado e faz apenas uma remodelação. Sim, somos chatos e cobramos novas gerações e com a Chevrolet S10 não foi diferente. 

Sob a ótica do consumidor, queremos o que há de mais avançado em termos de bases, métodos de produção e tecnologia. Mas a ótica de uma filial de montadora global é bem mais pragmática e cruel.


OUÇA MAIS:– SUVs, elétricos e hidrogênio: os planos da Hyundai para o Brasil

– Honda investe para brigar nos SUVs de entrada no Brasil


Nestas renovações de produtos, as planilhas de custos saltam aos olhos das fabricantes. Em especial das matrizes destas empresas que, como em qualquer modelo capitalista, buscam rentabilidade. 

Nesta equação, a General Motors do Brasil gastou com a renovação da Chevrolet S10 2025. Mas nem tanto. A montadora recorreu à inteligência artificial para dar um gás à picape média em um segmento de mercado que só cresce – e que é voraz em termos de concorrentes.

Quem explica um pouco dessa estratégia é Suelen Arice, em entrevista exclusiva ao Autorama Podcast. A gerente de marketing de produto picapes da GM conta como a IA foi fundamental nesse processo de renovação da S10, sem que a montadora precisasse desembolsar uma grana para uma terceira geração brasileira.

Suelen também fala do posicionamento da Chevrolet S10 nesta categoria disputada. E o que podemos esperar de novidades nas demais gamas de picapes da GM.

É picape que você quer?

O programa também aborda outra picape média, mas que ainda vai chegar e cheia dos diferenciais: a BYD Shark. No episódio, eu conto sobre essa híbrida plug-in que, inclusive, tem planos para ser produzida em Camaçari (BA).

E tem também outra renovação de linha, neste caso do T-Cross. Eu explico porque a atualização do SUV compacto da Volkswagen veio na melhor hora possível.

Para saber sobre tudo isso, basta dar o play e ser feliz.

Saudações automotivas.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business