SUV médio plug-in mais barato do Brasil, modelo quer tirar o sono do Toyota Corolla Cross
A cada lançamento da BYD logo se cria uma expectativa no mercado. A marca chinesa sempre se vale de preço agressivo para entrar com pé na porta nos segmentos, e com o novo Song Pro a estratégia foi a mesma.
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O modelo acaba de ser lançado oficialmente e já surge como SUV híbrido plug-in mais barato do país. É uma alternativa interessante, visto que estamos em um momento no qual o mercado global se deu conta de que os carros híbridos serão um caminho menos traumático – e custoso – para a descarbonização.
Neste contexto, o BYD Song Pro terá duas versões com preços de R$ 189.800 (GL) e R$ 199.800 (GS) e mesmo conjunto eletrificado do recém-lançado King.
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Assim como o King veio perturbar a vida do tradicional Toyota Corolla na categoria de sedãs médios, o BYD Song Pro chega para brigar com outro modelo da marca japonesa. E com vantagens aparentes, já que o modelo chinês é um híbrido plug-in, enquanto o Corolla Cross tem sistema convencional.
A seu favor, o Song Pro promete autonomia de até 49 km (GL) e 68 km (GS) e consumo urbano de respectivos 15,2 km/l e 14,8 km/l já pelos padrões do Inmetro para o PBEV. Sem falar que o Corolla Cross hoje tem preços entre R$ 202 mil e R$ 213 mil.
Versões do BYD Song Pro têm consumos distintos
Tal eficiência é garantida pelo motor 1.5 aspirado a gasolina em conjunto com o propulsor elétrico dianteiro. O que muda entre as versões é a capacidade das baterias Blade – sempre elas.
Na opção de entrada GL, são 12,9 kWh de capacidade. Desta forma, a potência combinada é de 223 cv e o 0-100 km/h prometido em 8,3 segundos.
Na versão topo de linha GS, a bateria tem capacidade de 18,3 kWh. A potência combinada passa para 235 cv e 0 a 100 km/h é cumprido em 6,9 segundos, segundo a montadora chinesa.
Além disso, o SUV da BYD é maior que seus rivais diretos – e curiosamente até que o Song Plus, posicionado acima. São 4,73 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos.
Supera, além do Corolla Cross, o líder Jeep Compass – esse falando das versões a combustão mesmo, já que o híbrido tem preço na casa dos R$ 300 mil. O Song Pro ainda se vale do maior porta-malas do segmento: 520 litros.
Equipamentos do BYD Song Pro
Desde a versão GL, o BYD Song Pro tem seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Isofix, monitoramento de pneus, além dos obrigatórios controles de estabilidade e tração.
Além disso, chega da China com quadro de instrumentos em tela de LCD de 8,8″, volante multifuncional, tomada 12V, bancos com revestimento premium, assentos traseiros bipartidos rebatíveis, chave presencial, porta-malas com abertura e desbloqueio elétrico e retrovisores com desembaçador e rebatimento elétrico. Isso sem falar na famosa tela giratória de 12 polegadas da central multimídia, marca registrada dos carros da marca chinesa.
Já o Song Pro GS inclui todos os equipamentos da versão GL e adiciona carregamento sem fio para celular e ajuste elétrico do banco do motorista em seis direções.
Apesar do bom custo/benefício, o pecado do SUV médio híbrido da BYD é a ausência de assistentes à condução encontrados no Corolla e Compass, como assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Em breve, as impressões ao dirigir do BYD Song Pro