Com Polo 2023, Volkswagen inicia nova fase para sua linha de compactos

Hatch é reestilizado e ganha mais equipamentos para fazer as vezes de porta de entrada da marca alemã

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Hatch é reestilizado e ganha mais equipamentos para fazer as vezes de porta de entrada da marca alemã

Imagem de Destaque

A apresentação oficial do novo Polo é bastante simbólica para a Volkswagen do Brasil neste momento – e para o mercado. A reestilização do hatch era aguardada há mais de um ano, desde as mudanças no modelo europeu, porém chega em um momento em que a marca alemã redefine a sua linha de compactos no país.

Isso porque o Polo vai ser a porta de entrada da fabricante no mercado brasileiro. Afinal, o Gol já está no corredor da morte e deixará de ser fabricado até o início de 2023 para dar lugar a uma nova família de crossovers compactos. 

Polo 2023 vai guiar o caminho da Volkswagen nos compactos

Nesta estratégia, o Polo 2023 chega em quatro versões, com algumas opções mais baratas, enquanto a Volkswagen reserva o Polo Track para o primeiro trimestre do ano que vem, que virá molduras plásticas na carroceria para dar ar mais aventureiro, design diferente e será aliviado em equipamentos justamente para ficar no lugar do Gol.

Até lá, esse novo Polo 2023 apresentado nesta segunda-feira, 19, terá de asfaltar o segmento compactos para a Volks. Imbuído desta missão, além do reposicionamento de preços, que começam em R$ 82.990, o hatch passou por aquele face-lift tradicional de meia-vida. Foi redesenhado, ganhou novos padrões na cabine, estreia equipamentos e até versões.

Desenho mais retilíneo

O modelo adotou basicamente as mudanças feitas no hatch europeu em 2021. O Volkswagen Polo 2023 tem linhas mais horizontalizadas mescladas com superfícies arredondadas, com grade e para-choques novos. 

Os faróis de LED também são novidade. Inspirados nos do Golf europeu, trazem tecnologia que promete maior poder de iluminação –  conforme já noticiamos em Automotive Business. Na traseira, novas seções nas lanternas, logo reestilizado da VW e nome do modelo ao centro da tampa.

O maior banho de loja foi na cabine e no acabamento interno, aspecto bastante criticado do hatch. O Polo 2023 ganhou novos revestimentos e texturas, com destaque para o tecido nas portas dianteiras e no apoio de braço, e para o painel com novo material plástico. Os bancos agora são inteiriços, inspirados nos da linha GTS.

A parte de equipamentos também foi reforçada para melhorar o custo benefício da linha Polo. Porém, os mais interessantes são reservados às versões mais caras. O hatch tem painel de instrumentos eletrônico, com tela de 8”, nas configurações intermediárias e o Active Info Display configurável de 10,2” na Highline, topo de linha.

Ar-condicionado automático e digital com comandos sensíveis ao toque, carregamento de celular por indução, saídas USB do tipo C, volante multifuncional com aletas para troca de marchas também estão entre as novidades do Polo. Mais uma vez nas opções mais caras.

Polo 2023: Maior conectividade, segurança mais do mesmo

Na parte de segurança, contudo, foram mantidos os quatro airbags, mas nada de itens de auxílio à condução. De série, o Polo vem apenas com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de subida em rampas e frenagem automática pós-colisão, além do bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro. 

Em termos de conectividade, a central VW Play agrega o aplicativo Abasteça Consciente, com dados de emissões e consumo e que faz parte dos planos da Volkswagen de incentivar o uso do etanol no país. O multimídia também passa a ter os apps de rádio My Turner, o de games Serpens e o Dry Wash, de serviços de lavagem de veículos.

O Polo chega ainda com a ferramenta Meu VW Connect. Com ela, pelo smartphone, será possível receber informações atualizadas do carro, como quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens. A plataforma estará disponível para outros modelos equipados com o VW Play.

Motor turbo do novo Polo é menos potente

O hatch mantém as duas opções de motorização. O Polo mais básico vem com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv com etanol e que ganhou 2 cv a mais com gasolina, gerando 77 cv, além de 10,3/9,6 kgfm de torque. O câmbio é o manual de cinco marchas. 

Já a versão com o 1.0 TSI ganha uma opção também com transmissão manual, até então inexistente. O motor turbo, contudo, perdeu potência nesta linha 2023: agora entrega 116/109 cv, contra os 128/116 cv anteriores. O torque caiu de 20,4 para 16,8 kgfm. 

Tudo em nome de um consumo melhor. O Polo 2023 TSI anota médias dentro dos padrões do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular de 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l, na estrada, com etanol, e de respectivos 13,8 km/l e 16,5 km/l, com gasolina.

Vendas do Polo patinam

Produzido em São Bernardo do Campo (SP) sobre a plataforma MQB-A0, a sexta geração global do Polo foi lançada no Brasil em 2017. Este ano, devido à problemas na falta de semicondutores e outros componentes, bem como adequações na linha de montagem para a renovação, o hatch anotou apenas 2.325 unidades emplacadas de janeiro a agosto, pelos dados da Fenabrave.

A Volkswagen não falou sobre metas de vendas para o novo Polo 2023. No entanto, prometeu, para o ano que vem, a chegada da configuração GTS com a nova roupagem.

Confira a linha Volkswagen Polo 2023

VW Polo MPI 2023 – R$ 82.990

Quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, sistema de frenagem automática pós-colisão, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade e chave tipo canivete com telecomando das portas.

VW Polo TSI 2023 – R$ 92.990

Usa motor 1.0 turbo e adiciona a mais rodas de liga leve com aros de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, trio elétrico com retrovisor com função tilt-down para o motorista e sensor de ré.

VW Polo Comfortline TSI 2023 – R$ 102.990

Recebe a mais que a TSI o câmbio automático de seis velocidades, controle de cruzeiro, volante revestido de couro com aletas para trocas de marchas sequenciais, chave presencial, partida por botão. Opcional: central multimídia VW Play.

Polo Highline 2023 – R$ 109.990

Adiciona rodas de liga leve com aros de 16”, bancos e portas revestidos de couro, quadro de instrumentos digital de 10”, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático, central VW Play, sensores de estacionamento dianteiro, de luminosidade e de chuva e câmera de ré.