Do total, 40 km foram garantidos pelo dispositivo dispositivo de geração de energia instalado no próprio automóvel
O carro elétrico Lightyear One, protótipo da startup holandesa Lightyear, completou nesta semana um teste de autonomia em que rodou por 709 km sem recarga. Desse total, 40 km foram alimentados pela energia elétrica gerada pelos painéis solares instalados em sua carroceria. Trata-se de uma tecnologia nova que a empresa espera emplacar. Para efeito de comparação, o recém-anunciado Tesla Model S Plaid tem autonomia de 663 quilômetros.
O teste foi conduzido no Centro de Testes Aldenhoven na Alemanha, onde o carro ficou a uma velocidade de 85 km/h para checagem da autonomia com apenas um carregamento de sua bateria de 60 kWh. No total, foram quase nove horas rodando. Como o dia estava nublado, os painéis solares não renderam os 72 km de autonomia de que os técnicos projetam que eles sejam capazes.
“Após quatro anos de trabalho duro e desenvolvimento interno, esta é uma marca muito importante”, disse o CEO da empresa, Lex Hoefsloot, em um comunicado à imprensa. “Ela valida a performance de nossa tecnologia patenteada e realmente mostra que somos capazes de cumprir nossa promessa de lançar o veículo elétrico mais eficiente. Esse protótipo tem mais de 709 km de autonomia com um consumo de energia de apenas 219 Wh por km numa velocidade de 85 km/h”, afirmou.
A proposta do Lightyear One é que seja um carro de passeio elétrico com grande autonomia. Ele entra em produção no primeiro semestre de 2022 e deve chegar ao mercado em 2024.