Com EX30, Volvo cita ‘luxo possível’ para fisgar clientes de Toyota e Jeep

Marca afirma que missão com o SUV é mostrar que um Volvo não é um sonho inatingível

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Marca afirma que missão com o SUV é mostrar que um Volvo não é um sonho inatingível

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Faz tempo que a Volvo se tornou símbolo de carros híbridos e elétricos no segmento de luxo. Essa imagem deve ser potencializada a partir de agora com a estreia do EX30 no Brasil.


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O SUV elétrico será vendido em quatro versões e gerou uma expectativa bastante grande desde o seu pré-lançamento, realizado em setembro de 2023. 

Desde então, oito meses se passaram até o início das vendas. Essa demora, no entanto, foi proposital.

“Fizemos isso para entender o público que é extremamente novo para nós em relação ao perfil de idade e de compra”, revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. 

Meta é mostrar que Volvo ‘não é sonho inatingível’

Economista de formação, Marcelo está acostumado aos números. São eles, aliás, que devem atrair novos clientes para a Volvo.

Além de isentar o consumidor de qualquer gasto com manutenção nos primeiros três anos de garantia, o EX30 seduz pelo preço inicial de R$ 229.890 na versão Core, que o coloca de frente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross – rivais citados pela própria marca.

Pensando nisso é que a Volvo prepara uma campanha de mídia para mostrar que o EX30 é um produto premium a um custo mais acessível. Mesmo batendo na tecla do preço, a marca não teme se afastar da imagem sofisticada de seus outros produtos. E existe uma boa razão para isso.

“Se a gente não falar de preço, ele pode achar que esse carro não é para mim. Claro que não é um carro para todo mundo, mas, se você não coloca o preço, pode ser que o cliente ache que não é acessível para ele”, diz Godoy.

“Nossa missão é mostrar que um Volvo não é um sonho inatingível. O EX30 é o luxo possível”, completa.

Apesar disso, a Volvo garante que não vai se descolar da imagem de luxo construída e consolidada nos últimos anos.

“Nós brigamos muito para manter a imagem de marca premium e lutamos muito para conquistá-la. Não seria prudente abrir mão disso agora”, diz a diretora de marketing Mirella Cambrea.

Rede está pronta para receber novos clientes

Os oito meses de pré-venda do EX30 trouxeram dados interessantes. Segundo a empresa, 87% dos 2 mil pedidos realizados neste período foram de clientes que não dirigem carros Volvo. Além disso, 50% desse volume veio de marcas fora do segmento de luxo.

É por isso que a rede de concessionárias, que hoje tem 47 pontos de venda e pretende fechar o ano com 53, foi preparada para receber um cliente que pouco (ou nada) conhece a marca. 

“Nossa equipe está preparada para falar com o cliente que vai comprar o carro novo e também com aquele que voltar para o pós-venda no futuro. Nosso cuidado é para que eles vivam a mesma experiência que os clientes da marca, e estamos preparados para recebê-los com a atenção e o glamour que eles merecem”, diz Tatiane Faria, diretora de desenvolvimento de rede da Volvo Car Brasil

A executiva afirma que, mesmo com o aumento no fluxo de clientes nas lojas Volvo, ainda não há planos para expandir ainda mais a rede – ao menos por enquanto.

“A quantidade de lojas é algo que revisitamos constantemente de acordo com fatores como a demanda do mercado. Por enquanto estamos satisfeitos com o tamanho da nossa rede”.