China aumenta ritmo e vendas globais de veículos elétricos cresceram 22% até setembro

Foram comercializadas mais de 11 milhões de unidades no acumulado dos nove meses do ano

Redacao AB

Redacao AB

Foram comercializadas mais de 11 milhões de unidades no acumulado dos nove meses do ano

Imagem de Destaque

As vendas globais de veículos elétricos realizadas no acumulado do ano até setembro somaram 11,5 milhões de unidades, resultado que representa alta de 22% sobre o volume registrado em igual período de 2023. 

O desempenho foi puxado pelos licenciamentos realizados na China. No acumulado de 2024 no país asiático foram vendidas 7,2 milhões de unidades, 35% a mais que o resultado visto no janeiro-setembro do ano passado.


SAIBA MAIS:
– Vendas de carros elétricos terão forte crescimento em 2024
– Vendas de carros elétricos na Europa atingem o menor nível em três anos


As vendas de veículos elétricos também cresceram nos Estados Unidos, apesar do protecionismo do Pacotão Biden. Segundo dados da consultoria Rho Motion, os licenciamentos conjuntos nos EUA e no Canadá somaram 1,3 milhão de unidades até setembro, alta de 10% sobre 2023.

Na Europa, por outro lado, esse mercado caiu 4%, com 2,2 milhões de unidades. Fatores como o fim dos subsídios estatais ao consumidor, sobretudo na França, resultaram no desempenho negativo no período.

Apenas em setembro, as vendas globais de veículos elétricos somaram 1,7 milhão de unidades, alta de 31% sobre o resultado observado em setembro do ano passado.