Mesmo com ausências importantes, feira segue prestigiada pela indústria automotiva
A CES (Consumers Electronics Show) se tornou um evento importante (e praticamente obrigatório) para a indústria automotiva nos últimos anos. Várias fabricantes de automóveis aproveitam a feira para exibir protótipos e antecipar tecnologias que estarão em seus carros nos próximos anos.
No entanto, a edição deste ano terá ausências importantes. Uma delas será a Stellantis, que decidiu não participar do evento por causa dos efeitos da greve realizada pelo sindicato de trabalhadores dos Estados Unidos no fim de 2023.
Estreias confirmadas
Apesar disso, algumas estreias grandes devem acontecer entre os dias 9 e 12 de janeiro em Las Vegas.
A Honda, por exemplo, promete exibir uma inédita “linha global de carros elétricos”, além de novidades da Afeela, uma espécie de marca criada em colaboração com a Sony.
VEJA MAIS
– 5 fatores que vão influenciar o setor automotivo em 2024
– GM processa São Francisco por tributação indevida
Pelo lado sul coreano, a Hyundai prepara algumas novidades. Um estudo para o futuro das tecnologias de software a bordo e inteligência artificial deve ser apresentado na CES.
A Hyundai Mobis levará ao evento “20 novas tecnologias de mobilidade”, incluindo uma inusitada tecnologia que esterça todas as rodas em 90 graus (de forma simultânea ou individual) para fazer com que o carro “ande de lado”, acabando com o drama das manobras de baliza.
Outra novidade confirmada pela empresa é uma tela transparente com elementos holográficos que promete revolucionar o uso das centrais multimídia e painéis digitais a bordo dos carros.
Já a Kia mostrará cinco conceitos no evento, sendo que um deles será produzido em série a partir de 2025.
Novidades para o mundo real
Protagonista da CES há anos, a Mercedes-Benz exibirá várias tecnologias que estarão em seus carros em um futuro próximo. Uma delas é a nova geração da assistente pessoal MBUX alimentada por inteligência artificial.
Seja qual for a empresa, nota-se que a CES 2024 deve apresentar tecnologias mais próximas da realidade, que podem ser adotadas facilmente em poucos anos. Isso significa que será difícil ver algo como o exótico (porém inútil) i Vision Dee, equipado com uma tecnologia que fazia a carroceria mudar de cor instantaneamente.