Koji Sato apresentou planejamento para os próximos anos e nova equipe de executivos
O novo CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou na segunda-feira, 13, que renovar a estratégia de veículos elétricos da montadora é o pricipal desafio da sua administração. O executivo apresentou, ainda, a equipe que vai compor o board da montadora nos próximos anos.
Sato afirmou que está no radar o lançamento acelerado de uma oferta de veículos elétricos que se concentraria em uma plataforma de próxima geração, a qual deverá chegar por volta de 2026. “A Lexus terá um papel de liderança nisso”, disse o executivo.
#ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
A nova formação administrativa da Toyota mantém alguns executivos no cargo e eleva os mais jovens, à medida que a montadora de 85 anos busca pensamento flexível. Sato, 53, disse que está priorizando uma estratégia de três frentes depois que suceder Akio Toyoda como CEO em 1º de abril.
As três frentes são: expandir a estratégia de veículos elétricos da montadora, fortalecer as iniciativas ligadas ao desenvolvimento de software e alcançar a neutralidade de carbono na Ásia.
Sato informou, ainda, que a Toyota manteria a estratégia diversificada de powertrain iniciada por seu antecessor, na qual a montadora japonesa desenvolve carros híbridos, híbridos plug-in e movidos a hidrogênio.
“Não acho que uma solução única para todos funcione”, disse o CEO.
Novas lideranças assumem Toyota em abril
Masanori Kuwata, atualmente diretor de conformidade e risco da empresa e vice-presidente executivo, será responsável pela eletrificação da marca premium Lexus.
O chefe de design global, Simon Humphries, assume um novo papel como diretor de marca. A diretora de sustentabilidade, Yumi Otsuka, é a única liderança feminina da empresa. Otsuka permanece nessa função, mas será chamada de membro sênior, em vez de oficial de operações.
Leia também:
– Os 5 desafios de Koji Sato, o novo CEO da Toyota, à frente da montadora
Tetsuo Ogawa, CEO da Toyota na América do Norte, continua na posição, mas será promovido a diretor operacional em nível global. Yoichi Miyazaki, diretor competitivo, mantém esse cargo ao mesmo tempo em que se torna o CFO. Hiroaki Nakajima, presidente de veículos comerciais, será também diretor de tecnologia.
Kazuaki Shingo, presidente de carros compactos, vai acumular a função de diretor de produção.
Yoshihiro Nakata assume o cargo de CEO da Toyota na Europa. Na Lexus, o atual chefe da divisão de eletrificação, Takashi Watanabe, se tornará presidente. Na Gazoo Racing, o atual chefe de desenvolvimento de veículos, Tomoya Takahashi, sucederá Sato como presidente.