Cemitério de carros elétricos na China causa surpresa nas redes sociais

Frota de milhares de carros é da Pand Auto, que faliu neste ano

Redacao AB

Redacao AB

Frota de milhares de carros é da Pand Auto, que faliu neste ano

Imagem de Destaque


Nos últimos dias, têm circulado na web imagens de um “cemitério de carros elétricos” na China. As fotos, originalmente publicadas em diversas comunidades do fórum Reddit, mostram diversos carros do modelo Lifan 330 EV, todos com a mesma pintura, sujos e aparentemente abandonados em um terreno a céu aberto.

Quem tirou e publicou as fotos foi o usuário de Instagram @hiurbex. Ele afirma que não revela a localização do depósito de carros porque não quer que o lugar seja vandalizado.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JoJo (@hiurbex)

<script async=”” src=”//www.instagram.com/embed.js”></script> Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JoJo (@hiurbex)

<script async=”” src=”//www.instagram.com/embed.js”></script>

Reportagens identificam os carros como pertencentes à frota da Pand Auto, uma empresa de ride-hailing (como Uber, Cabify e afins) que faliu em fevereiro deste ano. A Pand entrou no mercado em 2015, colocando 20 mil carros ao serviço de 4 milhões de usuários em 12 cidades.

Os problemas da Pand teriam começado em 2018, quando ela iniciou uma parceria com a fabricante Lifan para que esta fornecesse os veículos elétricos de sua frota. Em 2019, as duas teriam iniciado testes com carros autônomos com o objetivo de adicionar essa opção ao aplicativo de viagens. A aventura não foi muito longe e a Lifan acabou enterrada em dívidas, precisando ser socorrida por uma empresa de investimentos, a Manjianghong Equity Investment Fund Enterprise.

A Pand acabou se dando mal com a história, precisando encerrar suas operações em definitivo. Houve uma tentativa de vender os carros, mas a maior parte da frota acabou abandonada no terreno mostrado nas fotos.

O caso lembrou outro episódio recente, o da fabricante francesa Bolloré. Ela montava veículos elétricos que eram usados pela empresa de car sharing Autolib em Paris. O serviço operou de 2011 a 2018 e então a Autolib faliu. A frota foi colocada num parque, gerando fotos semelhantes a estas da Pand Auto e também causando polêmica, já que muitos acusaram a empresa de estar poluindo o solo com os resíduos das baterias. A Autolib depois esclareceu que as baterias foram retiradas dos veículos antes de serem aposentados.