Dodge, Jeep, Chrysler e Ram terão novidades em vários segmentos nos EUA
A Stellantis lançará uma série de carros elétricos das marcas Dodge, Jeep, Chrysler e Ram nos Estados Unidos.
A primeira novidade chega ainda neste ano: será a Ram ProMaster EV, que nada mais é do que uma versão da Fiat e-Ducato com a logomarca da Ram. A fabricante de picapes também iniciará as vendas da 1500 REV até o fim de 2024.
VEJA MAIS:– Ofensiva da Stellantis no Brasil inclui três híbridos e um elétrico– Com ajuda da América do Sul, Stellantis tem lucro recorde no 1º semestre
A Dodge seguirá como a marca de alta performance do grupo nos Estados Unidos e lançará seu primeiro muscle car movido a eletricidade. O veículo deve ser baseado no Charger Daytona SRT, carro-conceito apresentado em 2022.
A Jeep, por sua vez, apresentará o Recon e o Wagoneer S. Este último, inclusive, também deve ter uma versão híbrida da gama 4xe. A partir de 2025, um crossover da Chrysler chega em 2025, um ano antes de uma nova picape de porte médio-grande da Ram.
A boa notícia para o consumidor é que todos os modelos serão comercializados abaixo dos US$ 25 mil no mercado norte-americano. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, já afirmou que essa faixa de preço é “a menina dos olhos” no segmento dos carros elétricos.
Marcas do grupo já têm prazos para virarem 100% elétricas
Entretanto, a Stellantis deixou claro que os altos custos do processo de eletrificação representam um grande desafio para a empresa.
“O custo da eletrificação é alto, então precisamos nos assegurar a lucratividade de nosso negócio atual (veículos com motores a combustão interna) para ajudar a subsidiar a transição para a eletrificação”, afirmou o CEO da Ram, Mike Koval Jr.
O discurso de Koval faz ainda mais sentido se lembrarmos que algumas marcas da Stellantis já estabeleceram metas para deixar de produzir motores a combustão. A Alfa Romeo, por exemplo, se tornará uma marca 100% elétrica em 2027, enquanto a Chrysler fará o mesmo em 2028. Dois anos depois, será a vez da Peugeot abraçar a eletricidade.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Com tudo isso, a Stellantis projeta que os carros elétricos serão responsáveis por metade de suas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos em 2030. Na Europa, a previsão é ainda mais ambiciosa, chegando a 100% do volume comercializado no mesmo período.