Modelo de dois lugares usa placas solares e foi desenvolvido por estudantes de universidade holandesa
Um carro elétrico de dois lugares, com desenho controverso e placas fotovoltaicas, percorreu quase 1.000 km em pleno deserto do Saara com apenas uma carga das baterias. O Stella Terra fez o trajeto de 620 milhas no Marrocos saariano.
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O veículo foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. O desenho foge dos padrões, com capô curto arredondado e caimento prolongado da terceira coluna, que mais parece o formato da cabeça do personagem Predador.
Segundo o Solar Team Eindhoven (STE), responsável pelo Stella Terra, o design foi justamente o que garantiu a autonomia de quase 1.000 km em pleno deserto do Saara. Além da aerodinâmica, o baixo peso de 1.200 kg e a capacidade off-road contribuíram para o alcance de exatos 997 km na expedição.
“O Stella Terra deve resistir às duras condições off-road, mantendo-se eficiente e leve o suficiente para ser alimentado pelo sol. É por isso que tivemos que projetar nós mesmos quase tudo para Stella Terra, desde a suspensão até os inversores dos painéis solares”, conta o gerente do STE, Wisse Bose.
Oficialmente, o Stella Terra pode chegar à máxima de 145 km/h e promete alcance de 710 km “em um dia ensolarado”. Em condições off-road, essa autonomia média cai para 550 km.
Mas os quase 1.000 km obtidos no Saara se deram graças aos 97% de aproveitamento da luz solar pelos painéis fotovoltaicos. Para os dias em que não há sol ou para distâncias mais curtas, o carro também pode ter as baterias de lítio recarregadas na tomada.