Avanço pode beneficiar a meta do governo dos EUA de ter, até 2030, metade das vendas só de veículos eletrificados
Os carros elétricos estão cada vez mais populares. Mas muitos consumidores ainda hesitam em trocar seus veículos movidos à combustão por modelos híbridos ou puramente elétricos justamente pelo tempo de carregamento ser maior ao do abastecimento convencional.
Diante dessa barreira, pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram à American Chemical Society (ACS) métodos de carregamento super rápidos adaptados para alimentar diferentes tipos de baterias de EVs em 10 minutos ou menos sem causar danos. Ou seja: o carregamento de um carro elétrico pode ser mais rápido do que o de um iPhone.
O avanço pode beneficiar a meta do governo de Joe Biden de, até 2030, ter metade de todos os veículos vendidos no país elétricos ou híbridos. “O carregamento rápido é a chave para aumentar a confiança do consumidor e a adoção geral de veículos elétricos”, afirmou Erick Dufek, pesquisador à frente do projeto.
Recarga rápida pode causar danos à bateria do carro
Recarregar 90% da bateria de um veículo elétrico em apenas 10 minutos está muito distante das opções disponíveis no mercado atualmente. Fabricantes de automóveis e estações de carregamento públicas usam diferentes tipos de carregadores que oferecem níveis variados de tempo de recarga.
Os mais rápidos podem carregar 80% da bateria em um período de 20 minutos a uma hora, de acordo com informações do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. A CATL, fornecedora da Tesla, pretende lançar até 2023 uma nova bateria que permite 80% do carregamento em até 10 minutos.
Porém, um dos desafios do setor é justamente a possibilidade de carregar de forma rápida os veículos elétricos sem causar danos à bateria a longo prazo. De acordo com estudos, a recarga rápida pode reduzir a vida útil e o desempenho da bateria.
Dufek defende que uma vantagem de seu modelo de carregamento de baterias de íons de lítio é que ele adapta o protocolo de carregamento de uma forma que otimiza a velocidade. Assim, evitaria danos aos diversos tipos de designs de bateria usados atualmente em veículos. Agora os pesquisadores planejam desenvolver métodos ainda melhores para ajudar a projetar novas baterias otimizadas para o carregamento rápido.
O principal objetivo é que os veículos elétricos possam “informar” para as estações de carregamento como alimentar suas baterias específicas de forma rápida e segura.
Americanos estão insatisfeitos com estações de recarga
Além do tempo de carregamento das baterias, a indústria de EVs enfrenta outro problema: a insatisfação dos consumidores com as estações de recarga públicas. De acordo com a JD Power, os clientes relatam que as unidades funcionam mal ou muitas vezes se encontram fora de serviço.
A maioria dos consumidores opta por carregar seus carros em casa por ser mais conveniente e também mais barato do que nas estações públicas, que cobram mais pela energia do que as concessionárias.