Caminhão autônomo na Califórnia poderá rodar sem operador de segurança

Governador, Gavin Newsom, vetou projeto de lei que exigia um operador humano no veículo

Redacao AB

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Governador, Gavin Newsom, vetou projeto de lei que exigia um operador humano no veículo

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O governador da Califórnia, Gavin Newsom, vetou um projeto de lei que exigia a permanência de um operador de segurança em um caminhão autônomo em operação em vias públicas do estado. As informações são do site Techrunch. 

“O projeto de lei é desnecessário para a regulamentação e supervisão da tecnologia de veículos autônomos pesados na Califórnia, uma vez que a lei existente fornece autoridade suficiente para criar a estrutura regulatória apropriada”, escreveu Newsom em seu comunicado de veto. 


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A Califórnia tem uma das regulamentações de veículos autônomos mais rigorosas do país. Pelas regras do estado, as empresas precisam de várias licenças para testar os veículos e, posteriormente, para sua operação. Até o momento, apenas caminhões leves são permitidos nas vias públicas da Califórnia.

Avanço da tecnologia ameaça empregos

A deputada Cecilia Aguiar-Curry apresentou o projeto de lei em janeiro e os defensores da legislação, incluindo o sindicato Teamsters, argumentaram que o estado deveria ter mais controle sobre a remoção de motoristas de segurança de caminhões autônomos, “a fim de proteger os usuários das estradas da Califórnia e garantir a segurança no emprego dos profissionais.”

“Estou aqui hoje porque Gavin Newsom sinalizou sua intenção de virar as costas à segurança de 39 milhões de californianos e vetar o projeto. E não apenas colocando todos os motoristas da Califórnia em perigo, mas permitindo que as Bigs Techs eliminem milhares de empregos, ” disse Mike Di Bene, membro do Teamsters Local 70 em Oakland, em comunicado.

As empresas de veículos autônomos, representantes da indústria e câmaras de comércio argumentaram que o projeto de lei não só impediria o avanço da tecnologia, mas também limitaria a inovação da cadeia de abastecimento e prejudicaria a competitividade econômica da Califórnia.

“Considerando o compromisso de longa data da minha administração em enfrentar os desafios presentes e futuros na Califórnia, e o quadro regulamentar existente que rege esta tecnologia específica, este projeto de lei não é necessário neste momento. Por estas razões, não posso assiná-lo”, disse o governador.