Hyundai realiza avaliações do modelo AV FCV Class 8, veículo movido por célula de combustível e que tem software desenvolvido pela Plus
A Hyundai iniciou os primeiros testes de um caminhão com automação de Nível 4 e movido a hidrogênio nos Estados Unidos. A montadora sul-coreana diz que já realiza avaliações do AV FCV Classe 8 com software de condução autônoma desenvolvido pela Plus.
O caminhão a hidrogênio e autônomo da Hyundai foi exibido em Las Vegas, na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, a principal feira de descarbonização de frotas dos EUA. Ele usa o sistema de automação Nível 4 SuperDrive, da Plus, que está sendo implantado também na Europa e Austrália.
SAIBA MAIS:– Hyundai Brasil terá área para pesquisa e aplicação de hidrogênio
– Caminhões a hidrogênio começam a operar na China
– GWM vai testar caminhão movido a hidrogênio no Brasil
Quanto ao conjunto propulsor, o caminhão a hidrogênio é equipado com o sistema Xcient. O conjunto de células de combustível foi usado pela primeira vez em um veículo pesado em 2020 e atualmente é utilizado em operações comerciais em oito países.
Trata-se do mesmo conjunto que a Hyundai aplicou em uma linha de tratores 6×4 em 2023. Na máquina agrícola, o conjunto é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW e por um motor elétrico de 350 kW, com autonomia na casa dos 700 km.
“Ao adicionar capacidades autônomas ao nosso primeiro caminhão com célula de combustível de hidrogênico produzido em massa, esperamos fornecer às frotas e aos operadores de veículos soluções adicionais que melhorem a segurança rodoviária e a eficiência do transporte de mercadorias”, afirma Martin Zeilinger, vice-presidente executivo e chefe de desenvolvimento de veículos comerciais da Hyundai.