Agência do estado está coletando informações sobre modelos equipados com recursos de localização e de câmeras
Os carros conectados estão na mira de uma investigação na Calkifórnia. Uma agência do estado norte-americano informou na segunda-feira, 31, que começou a revisar as práticas de privacidade de montadoras e empresas de tecnologia automotiva em meio a preocupações com o crescente volume de dados coletados por veículos.
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A Agência de Proteção à Privacidade da Califórnia (CPPA, na sigla em inglês) disse que questiona o uso de dados por carros conectados incorporados com recursos como compartilhamento de localização, entretenimento baseado na web, integração de smartphone e câmeras.
“Os carros modernos são computadores sobre rodas conectados com eficiência. Eles são capazes de coletar uma grande quantidade de informações por meio de aplicativos, sensores e câmeras integrados, que podem monitorar as pessoas”, disse o diretor executivo da CPPA, Ashkan Soltani.
A agência disse, ainda, que as considerações de privacidade do veículo são críticas “porque esses veículos geralmente coletam automaticamente as localizações dos consumidores, preferências pessoais e detalhes sobre suas vidas diárias”.
Reguladores em todo o mundo levantaram preocupações sobre o volume de dados pessoais em veículos que cada vez mais coletam, armazenam e transmitem informações para fins de entretenimento, desempenho e segurança.
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A Califórnia tem mais de 35 milhões de veículos registrados, mais do que qualquer outro estado nos EUA. Recentemente, órgãos norte-americanos começaram a investigar acidentes que envolvem veículos autônomos.