BYD estuda construir segunda fábrica na América do Sul

Nova planta seria erguida no Peru, onde chineses finalizam construção de porto

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Nova planta seria erguida no Peru, onde chineses finalizam construção de porto

Imagem de Destaque

A BYD estaria com planos para construir uma segunda fábrica na América do Sul. É o que disse o ministro de relações internacionais do Peru, Javier González-Olaechea, à agência de notícias peruana “Andina”.

A construção de uma fábrica em solo peruano seria uma forma de fortalecer os laços entre as duas nações. Os países se aproximaram após a visita da presidente do país sulamericano, Dina Ercilia Boluarte, à China em junho.


VEJA MAIS:– Com Song Pro, BYD agora direciona ofensiva para híbridos

– Primeiro BYD “brasileiro” será o Song Pro, mas em sistema SKD


Em seu roteiro, Boluarte fez uma visita à Shenzhen, justamente a cidade onde fica a sede da BYD. Além da fabricante de carros e de vários outros produtos, a metrópole também é a “casa” da Huawei

Porto construído por chineses no Peru abre neste ano

Enquanto isso, uma empresa chinesa (a Cosco Shipping Ports) está construindo um porto na cidade peruana de Chancay.

Com investimento bilionário de origem privada, o porto deve iniciar as operações ainda em 2024 e será uma nova porta de entrada de produtos vindos da Ásia para o Peru e demais países da América do Sul – inclusive o Brasil.

No entanto, as conversas só poderiam evoluir caso China e Peru estabeleçam um acordo de livre comércio. 

BYD poderia construir outras duas fábricas no continente

Além da possibilidade de erguer uma fábrica no Peru, González-Olaechea revelou que a BYD pode construir plantas em outros dois países da América Latina.

“Sobre essa questão, não houve nada além de uma calorosa recepção de boas-vindas e conversas promissoras”, despistou o político.

Vale lembrar que a BYD já confirmou a construção de fábricas no México, em local ainda não revelado, e no Brasil, onde vai inaugurar sua planta em Camaçari (BA) até o fim de 2024.