BYD e 99 testam carro elétrico sob medida para motoristas do aplicativo

Projetado para melhorar a experiência das viagens por aplicativo, modelo será testado em SP e pode virar realidade ainda este ano

Redacao AB

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Projetado para melhorar a experiência das viagens por aplicativo, modelo será testado em SP e pode virar realidade ainda este ano

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Como mais novo membro da Aliança pela Mobilidade, iniciativa da 99 que reúne diversas empresas, a BYD desenvolveu o primeiro carro elétrico sob medida para o mercado de transporte por aplicativo: o D1 EV, um SUV médio com porta deslizante que “deseja boas-vindas” ao passageiro. A partir dessa semana, o veículo vai circular em fase de teste pela cidade de São Paulo, conduzido por um motorista da 99.


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O carro elétrico é um projeto da BYD em parceria com a também chinesa DiDi Chuxing, proprietária da 99, criado com base na experiência da empresa de transporte por aplicativo e na análise de dados de sua base de usuários.

Segundo a fabricante, o D1 EV foi projetado para oferecer mais segurança e eficiência para o motorista, além de melhor experiência e conforto para o passageiro. O seu maior diferencial é o maior espaço interno e a porta traseira direita deslizante e automática para facilitar a entrada.

Carro elétrico da BYD prioriza experiência do usuário

Ao abri-la o passageiro é recebido com um letreiro escrito “Welcome” (“bem-vindo”, em português) no chão, que ilumina o embarque. O usuário também pode selecionar configurações d conforto no veículos e de infoentretenimento.

Para o motorista, a BYD melhorou o espaço e desenvolveu um assento com design ergonômico, ideal para longos períodos de direção. O painel conta com assistente de voz a bordo e volante inteligente. 

Em relação às tecnologias, o veículo conta com recursos de assistência ao condutor como: piloto automático adaptativo, frenagem de emergência autônoma, alerta de saída de faixa e aviso de colisão com pedestres. O motor elétrico tem 130 cv de potência e a velocidade máxima é de 130 km/h. As baterias de 53 kWh de capacidade garantem autonomia para 371 km com uma carga.

Depois dos testes, o veículo pode chegar ao Brasil ainda este ano. “Com base nas experiências com o D1 EV na China, estamos aptos a falar sobre o que realmente funciona, em termos práticos, para os motoristas parceiros e passageiros e para a indústria como um todo. Por isso, estamos trabalhando juntos para que o D1 EV seja uma realidade no Brasil ainda este ano”, afirmou diretor de inovação da 99, Thiago Hipólito.

Aliança pela Mobilidade vai investir R$ 250 milhões

Lançada em abril, a Aliança pela Mobilidade Elétrica é liderada pela 99 e reúne outras nove empresas: BYD, Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Unidas, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric. A iniciativa tem investimento previsto de R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões apenas neste ano.

Com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil, a aliança tem metas como aumentar a participação de carros elétricos de 2% para 10% da vendas até 2025; criar 10 mil estações publicar de carregamento; colocar em circulação 300 mil automóveis elétricos da 99.