Fabricante chinesa vendeu 1,6 milhão de unidades em 2023 e deve fortalecer posição em 2024
A BYD desbancou a Tesla e se tornou a maior fabricante de carros eletrificados do mundo. Em 2023, a empresa chinesa vendeu 3 milhões de unidades, sendo 1,6 milhão de automóveis puramente elétricos, projetam analistas. Já a americana Tesla deve deter um mercado de 1,8 milhão de unidades com a tecnologia.
A montadora com sede em Shenzhen, apoiada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, entregou um recorde de 526.409 carros totalmente elétricos entre outubro e dezembro, um aumento de 22% em relação às 431.603 unidades do trimestre anterior, quando ficou um pouco abaixo das 435.059 da Tesla.
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Isso foi suficiente para superar a Tesla em cerca de 41 mil EVs, já que a montadora americana informou na terça-feira que entregou 484.507 carros no quarto trimestre.
“As vendas da BYD se beneficiaram da crescente procura de veículos eléctricos na China e dos descontos que a empresa ofereceu aos compradores nacionais de automóveis”, disse Gao Shen, analista independente em Xangai ao South China Morning Post. “O novo título de maior fabricante mundial de carros 100% elétricos irá aprimorar sua imagem como ator global na transformação da indústria automotiva.”
Segundo a BYD, o faturamento em 2023 cresceu 62% em relação a 2022. A montadora triplicou seus lucros para US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre do ano passado, de acordo com a Car News China.
Mercado em expansão na China
De acordo com o comunicado, a BYD vai distribuir US$ 280 milhões em bônus aos revendedores por ajudarem a empresa a atingir suas metas de vendas.
O mercado de carros eletrificados na China deverá atingir 9,4 milhões de veículos eletrificados ante 6,9 milhões de unidades vendidas em 2022, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Para este ano a expectativa da entidade é de vendas de para 11,5 milhões veículos com a tecnologia.
“O cenário competitivo da indústria automobilística mudou”, disse, ao site Automotive News, Bridget McCarthy, chefe de operações na China do fundo de hedge Snow Bull Capital, com sede em Shenzhen, que investiu na BYD e na Tesla. “Não se trata mais do tamanho e do legado das empresas automobilísticas; trata-se da velocidade com que elas podem inovar. A BYD começou a se preparar há muito tempo para poder fazer isso mais rápido do que se pensava, e agora o resto da indústria precisa correr para alcançá-la.”
Em setembro, o UBS disse que o sedã elétrico puro da BYD, Seal, tem uma vantagem de produção sobre o Modelo 3 da Tesla montado na China. Segundo o relatório do banco, o custo de construção de um Seal, um rival potencial do Modelo 3, é 15% menor.