BYD começa obras da fábrica de Camaçari e promete que região será Vale do Silício brasileiro

Durante cerimônia, montadora de origem chinesa afirmou que terá centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador e que complexo industrial irá gerar 5 mil postos de trabalho

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Durante cerimônia, montadora de origem chinesa afirmou que terá centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador e que complexo industrial irá gerar 5 mil postos de trabalho

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“Queremos transformar a Bahia no Vale do Silício brasileiro”, assegurou Stella Li, vice-presidente global e CEO da BYD para as Américas. O mantra foi repetido durante a inauguração da pedra fundamental do complexo fabril da montadora em Camaçari (BA). 

O ato simbólico ocorreu na segunda-feira, 9, justamente no local que outrora pertencia à Ford. Durante o evento, Li voltou a dizer que a BYD irá investir mais de R$ 3 bilhões no complexo composto por três unidades e com 1 milhão de m². Cerca de 5 mil postos de trabalho serão gerados.


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A fim de pôr em prática os planos de “Silicon Valley à base de acarajé”, a empresa anunciou que terá um centro de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, a ser construído na capital Salvador. Disse também que seu sistema híbrido flex a base de etanol já está “em pleno desenvolvimento”.

BYD quer “reconstrução da indústria automotiva”

“Nós queremos levar inovação às vidas das pessoas. Estamos entusiasmados em trazer toda essa tecnologia para a Bahia e, claro, para o Brasil”, salientou Stella Li.


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“A BYD tem muito orgulho de representar a reconstrução da indústria automobilística no Brasil. E queremos transformar a Bahia, especialmente esta região, no Vale do Silício do Brasil”, reforçou Wang Chuanfu, CEO global da montadora, considerado por alguns analistas o espelho oriental de Elon Musk, da Tesla.

Fábrica brasileira fará carro híbrido flex

“Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica. Dois recursos energéticos limpos para impulsionar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, completou o executivo.

A BYD confirmou ainda que Dolphin, Yuan Plus e Song serão os primeiros automóveis fabricados no Brasil. O volume inicial deve ser de 150 mil veículos/ ano — com expectativa de dobrar a produção em 2025. Caminhões e ônibus também serão feitos no complexo de Camaçari. No local, também será realizado o processamento de insumos, como o lítio.

O evento reuniu, além de Chuanfu e Li, Alexandre Baldy, chairman da empresa no Brasil, e outros integrantes de estirpe do organograma da BYD. 

Também estiveram presentes o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Isso sem contar senadores, deputados e demais autoridades.