Por enquanto, a antigo marca será mantida nos postos de combustível, mas a estratégia é mudar o foco da empresa
Menos de dois meses depois que a Petrobras deixou de fazer parte do seu quadro de acionistas, a BR Distribuidora já começou a arrumar a casa e anunciou uma nova identidade de marca e a mudança do seu nome, que passa a se chamar Vibra Energia.
Neste primeiro momento, a Vibra Energia continuará licenciada da marca Petrobras no segmento automotivo, por isso não vai alterar o nome ou o visual dos 8,3 mil postos de combustível que a empresa tem distribuídos pelo Brasil e nem a linha de lubrificantes Lubrax ou a rede de 1,2 mil lojas de conveniência BR Mania. Também não mudará a marca BR Aviation, voltada para a distribuição de combustível para o setor de aviação. Mas a direção da companhia reconhece que esse é o próximo passo, apesar de ainda não ter um prazo definido para essa mudança.
A estrutura logística da Vibra Energia inclui 95 bases de armazenamento, quase 100 postos de abastecimento em aeroportos brasileiros, 13 depósitos e uma fábrica de lubrificantes, a maior planta industrial do gênero em um único local, na América Latina, de acordo com a empresa.
Para o consumidor, a mudança mais evidente será no site oficial da empresa: qualquer um que tentar acessar o antigo endereço br.com.br será automaticamente direcionado para o site vibraenergia.com.br, que traz a nova comunicação visual, informações com o posicionamento que a empresa vai adotar e os filmes da nova campanha nacional de publicidade (veja os vídeos mais abaixo).
O objetivo da mudança do posicionamento da marca é construir a imagem de uma empresa de energia com foco no baixo impacto ambiental e na boa governança social e corporativa. “Com a mudança na marca, damos mais um passo importante em nossa jornada rumo à economia de baixo carbono, comprometimento com a agenda ESG e criação de valor para a sociedade e nossos investidores. A Vibra chega para ajudar a construir um Brasil melhor”, diz Wilson Ferreira Jr., CEO da Vibra Energia.
Dentro da futura estratégia de negócios, a Vibra vai explorar novos negócios, buscando ampliar seu mercado em soluções energéticas que ainda não estavam no antigo escopo da empresa, como energia elétrica, por exemplo.
“Liderei várias transformações empresariais nos últimos 25 anos, a maior parte delas no pós ou no pré-privatização. Quando cheguei aqui a transformação já estava em ritmo acelerado. Vamos pensar em novos negócios para a transição energética, na importância da conveniência, dos negócios da chamada adjacência, da fidelidade e meios de pagamentos digital”, disse o CEO durante o anúncio oficial na quinta-feira, 19.
A nova comunicação visual foi desenvolvida pelo escritório Tátil Design, que foi um dos criadores da logomarca da Olimpíada do Rio 2016. “Durante o processo criativo, buscamos nomes que expressassem acima de tudo o Brasil que avança, faz, realiza, expande. O Brasil que vai além, que surpreende, que evolui com criatividade, mas que também estabelece conexões e parcerias genuínas”, conta Leonardo de Castro Burgos, diretor de desenvolvimento de novos negócios e marketing da Vibra Energia.