BorgWarner completa aquisição da Akasol AG com foco em eletrificação

Compra visa expandir capacidades de aplicação industrial e de veículos comerciais de olho no aumento da demanda por baterias

Redacao AB

Redacao AB

Compra visa expandir capacidades de aplicação industrial e de veículos comerciais de olho no aumento da demanda por baterias

A BorgWarner completou a aquisição da Akasol AG, fabricante alemão de baterias para veículos elétricos. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 15. A fusão tem como objetivo fortalecer as capacidades de eletrificação industrial e de veículos comerciais da fabricante de componentes e sistemas automotivos, e também capitalizar a companhia para um crescimento rápido do mercado de sistemas de baterias.

“A Akasol é uma excelente adequação estratégica, pois a BorgWarner busca continuar a expansão do seu portfólio de eletrificação e capitalizar a profunda mudança da indústria em direção à eletrificação”, disse Frédéric Lissalde, presidente e CEO da BorgWarner. 

Projeto visa aumento da receita com elétricos

A Akasol representa de 20% a 25% das vendas subjacentes ao Projeto Charging Forward, respondendo por aproximadamenre US$ 600 milhões em receita esperada de veículos elétricos até 2025. O Project Charging Forward foi anunciado em março de 2021 e tem como meta aumentar a receita da BorgWarner com veículos elétricos para cerca 45% da receita total até 2030.

Com a conclusão do negócio, todos os acionistas minoritários da Akasol transferiram suas ações para a ABBA BidCo AG, subsidiária integral da BorgWarner. Ao mesmo tempo, a Akasol AG foi incorporada pela ABBA BidCo AG e as ações ordinárias da empresa deixarão de ser negociadas nas respectivas Bolsas de Valores. Sven Schulz, ex-CEO da Sakasol, continuará como consultor da BorgWarner até o segundo trimestre do ano.