Downloads podem ocorrer direto no computador de bordo do carro ou com ajuda do smartphone
Os clientes da BMW do Brasil passam a contar com atualizações automáticas dos sistemas digitais e softwares. O benefício se tornou possível pelo Remote Software Upgrade (RSU), sistema de atualização remota da montadora que utiliza a internet embarcada nos modelos da marca para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones.
As atualizações trazem melhorias de forma gratuita. O motorista só precisa deixar o veículo habilitado para atualizações automáticas no menu ‘Melhoria de Produto’.
Há duas maneiras de atualização a partir da RSU. A primeira é diretamente no veículo, pelo computador de bordo, acessando as configurações de Remote Software Upgrade.
A outra é pelo aplicativo BMW Connected. Neste caso o pacote de atualizações é baixado no smartphone do usuário e transferido ao veículo assim que houver conexão entre o aparelho e o veículo (por sistema operacional iOS ou Android).
O recurso estará disponível num primeiro momento para veículos BMW com sistema 7.0 (iD7): Série 1 (exceto o modelo 118i); Série 2 Gran Coupé (com exceção ao modelo 218i); Série 3 (exceto o modelo 320 Sport); Série 7; Série 8 Coupé; os X3 produzidos a partir de agosto de 2019); os X4 fabricados a partir de agosto de 2019; X5; X6; X7; Z4 e M8 Gran Coupé.
Os dois métodos oferecidos para atualização remota de software utilizam a tecnologia Over the Air (OTA), o que significa que a atualização estará disponível no próprio aparelho para ser baixada e instalada automaticamente. O primeiro passo para atualização diretamente no veículo é certificar-se de que a opção “BMW Remote Software Upgrade” esteja ativada. Pelo computador de bordo o usuário precisa acessar o menu e seguir as opções: configuração > configurações gerais > proteção de dados.
Para atualização diretamente no veículo, o caminho pelo menu é: configurações > configurações gerais > remote software upgrade. Durante a realização do download, o veículo pode ser utilizado normalmente, ligado e desligado. Caso o download não tenha sido concluído e o veículo seja desligado, o download continuará automaticamente de onde foi interrompido na próxima vez que o veículo for acionado.
A segunda opção é executar a atualização a partir do aplicativo BMW Connected em um smartphone. Neste caso o usuário receberá uma notificação push informando sobre a disponibilidade do novo pacote de atualização. Após abrir a notificação ele será direcionado para efetuar o download. O pacote de atualização será baixado no dispositivo para que seja instalado quando houver conexão entre o aparelho e o veículo.
Segundo a BMW, independentemente do método utilizado para as atualizações, o procedimento para instalação do pacote é o mesmo: o menu do veículo indicará que foi baixada a atualização e que esta se encontra pronta para ser instalada.
Será exibida uma mensagem informando que o veículo não poderá ser utilizado por cerca de 20 minutos até que a atualização do software seja finalizada. O usuário deverá pressionar ok assim que optar pela instalação das atualizações ou cancelar e efetuar a instalação, a partir do mesmo passo, no momento oportuno.
DA CÂMERA PARA A CENTRAL MULTIMÍDIA
Pela primeira vez na indústria brasileira, as imagens geradas a partir das câmeras que equipam alguns BMW serão gravadas em formato de vídeo e disponibilizadas para os clientes. O recurso permite a gravação de vídeos com até 40 segundos, incluindo os 20 segundos imediatamente antes da ativação e os 20 segundos posteriores. Os vídeos podem ser gravados para entretenimento em viagens e também há opção de configurar para ativação automática em caso de acidente.
Esse recurso estará disponível inicialmente para modelos com sistema operacional BMW 7.0 (iD7) e que tenham Parking Assistant Plus: 330i/330e M Sport; M340i xDrive; 745Le M Sport; M760Li xDrive; M850i xDrive; X3 M40i produzidos a partir de agosto de 2019; X4 M40i fabricados a partir de agosto de 2019; X5 xDrive45e M Sport; X5 M50i; X6 xDrive40i M Sport e X7 M50i.
AVISOS DE RECALL POR APP
Outra novidade é o aviso de recall por aplicativo BMW Connected agora também para usuários de smartphones com sistema operacional Android. Até então, a notificação por app só era possível para aparelhos com sistema iOS. A função ampliada estará disponível para veículos BMW com sistemas operacionais iD7, iD6, iD5 e iD4++ (no caso do iD4++, com restrição de 255 caracteres por mensagem). De acordo com a BMW, o aviso também é sinalizado na central multimídia do veículo, independentemente do sistema operacional utilizado pelo cliente.