i Vision Dee será a base para a próxima geração de veículos da montadora alemã
A BMW chamou atenção ao apresentar o conceito do sedã elétrico i Vision Dee na CES 2023(Consumer Electronics Show), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O automóvel se destacou pela tecnologia E-Ink, que permite mudar o visual do carro em até 32 cores, entre outras características que oferecem uma “experiência emocional digital”.
De acordo com a montadora alemã, o objetivo do sedã é criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As funções digitais prometem ir além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista. O modelo será a base para a próxima geração de veículos da BMW, que chegarão ao mercado a partir de 2025.
Acesso a redes sociais e entrada no metaverso
O sedã terá diferentes níveis de interação e poderá acessar as redes sociais, mensagens de texto e chamadas do celular do motorista. O condutor decidirá a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no head-up display, desde informações relacionadas à direção ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso.
Ainda de acordo com a BMW, a realidade mista pode ser experimentada pelo condutor de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos, sem a necessidade de ferramentas adicionais.
i Vision Dee expressa variações de humor
Os faróis e a grade fechada também permitirão uma superfície uniforme para que o veículo reproduza diferentes “expressões faciais”. Dessa forma, o i Vision Dee poderá falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar externamente variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação.
Outra novidade interativa é que o sedã também poderá projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral.